Programa BNDES Crédito Rural já liberou R$ 1,3 bilhão em 2020

AutoIndústria

 

Em mais uma edição virtual do mais uma edição do Conexão Anfavea, desta vez sobre a indústria de máquinas e equipamentos rodoviários, o gerente do departamento de clientes e relação institucional do BNDES, Gabriel Aguiar, fez um balanço do programa Crédito Rural, lançado pela instituição em março deste ano.

 

Desde a sua criação, foram aprovados créditos da ordem de R$ 1,3 bilhão para o agronegócio, atendendo 2,9 mil produtores por meio de 4 mil operações. A linha, que conta com recursos próprios do BNDES, financia até 100% dos bens adquiridos e pode ser acessado em qualquer época do ano.

 

Também participaram do encontro online o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, e o vice-presidente responsável pela área, Alexandre Bernardes, que mostraram os números da indústria de máquinas agrícolas e rodoviárias este ano.

 

O setor está com a produção em baixa, por causa das exportações em queda, mas as vendas cresceram em pleno ano de pandemia graças ao bom momento do agronegócio brasileiro.

 

Segundo Aguiar, a concessão do financiamento pelo programa Crédito Rural ocorre via indireta, por meio de agentes financeiros credenciados, e atende produtores rurais de todos os portes. O prazo de quitação pode chegar a 15 anos, com uma taxa de juros final prefixada ou pós-fixada, de acordo com o interesse do cliente e com a finalidade do financiamento.

 

O BNDES Crédito Rural complementa os demais programas agropecuários do governo federal, que também são operados pela instituição. A lista de agentes financeiros credenciados pode ser acessada no link . (AutoIndústria)