Denatran inicia discussões para uso de veículos autônomos no Brasil

Blog do Caminhoneiro

 

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) iniciou ontem, por meio de um webinar, a discussão sobre a liberação e uso de veículos autônomos nas ruas e rodovias do Brasil. De acordo com o órgão, a discussão visa esclarecer dúvidas da sociedade sobre esse tipo de carro comandado por computadores, com ou sem condutor.

 

O Denatran destacou também que a implantação dessa tecnologia poderá ser responsável pela redução no número de acidentes de trânsito, além de promover mais conforto aos motoristas e passageiros.

 

“O Brasil é um dos maiores países produtores de automóveis do mundo. A necessidade de trazer e aprimorar essa tecnologia é primordial para que possamos entrar no mercado internacional. Cerca de 90% dos acidentes são causados por erros humanos e precisamos mudar essa realidade. Acredito que essa inteligência vai cooperar com nosso objetivo de diminuir o número de fatalidades no trânsito”, afirmou o diretor-Geral do Denatran, Frederico Carneiro.

 

Veículos autônomos, dependendo do grau de automação, podem funcionar sozinho, sem interferência do motorista, detectando objetos, outros veículos e pedestre, e agindo em caso de emergência, de forma mais rápida do que um motorista humano.

 

Em fevereiro haverá mais uma reunião sobre o tema, no dia 04/02/2021, que servirá como preparação para o 1º Seminário Internacional de Veículos Autônomos, que acontecerá em abril. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)