Com demanda aquecida, FCA e VWCO não terão férias coletivas

AutoIndústria

 

As tradicionais férias coletivas de final do ano no setor automotivo estão sendo avaliadas cuidadosamente pelas montadoras este ano por causa do mercado aquecido e da produção comprometida nas últimas semanas pela falta de matéria-prima e peças, assim como pelas medidas de isolamento social.

 

Pelo menos duas empresas, a FCA, Fiat Chrysler Automóveis, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, já decidiram não paralisar suas atividades fabris na virada do ano. No caso da primeira, haverá férias no período de 21 de dezembro a 4 de janeiro apenas para o pessoal administrativo.

 

A FCA reconhece que há instabilidade na entrega de componentes e insumos, o que vem acarretando oscilações no ritmo de produção. Mas informa que a decisão de não conceder férias para os funcionários das linhas de montagem tem a ver principalmente com a demanda aquecida e também o esforço da empresa de ocupar espaço no mercado brasileiro com suas duas marcas, a Fiat e a Jeep.

 

A VWCO, por sua vez, atribui a decisão de não paralisar a produção no final do ano à demanda em alta no segmento de caminhões e também às condições atuais de produção, que envolvem não só eventuais faltas de insumos mas também a redução da velocidade das linhas por causa das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia da Covid-19.

 

Na segunda-feira, 7, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse em entrevista ao AutoIndústria que a falta de peças e insumos pode afetar planejamentos anteriores de concessão de férias coletivas neste final de ano.

 

“A princípio todas estavam pensando em parar, mas diante dos atuais problemas tem havido um acompanhamento diário da produção para decidir exatamente o que fazer. Pode ser que tenha montadora que programou férias e decida suspendê-la para melhorar o abastecimento do mercado. E pode acontecer o contrário, ou seja, optar pelas férias que não estavam previstas por causa da falta de componentes e insumos”.

 

Três montadoras dentre algumas consultadas pelo AutoIndústria confirmaram a concessão de férias coletivas neste final de ano. A Toyota do Brasil informa que, conforme acordado com os respectivos sindicatos e demais envolvidos, a produção das plantas de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba, todas em São Paulo, terão férias coletivas a partir de 21 de dezembro. Com exceção de Sorocaba, que retorna no dia 12 de janeiro, as demais voltam a operar dia 11.

 

A Nissan dará férias coletivas para seus funcionários durante um período de 15 dias, começando no próximo dia 21. A General Motors confirmou a paralisação, mas limitou-se a dizer que a programação de férias coletivas varia em cada fábrica, “podendo ser igual ou menor em relação a 2019”. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)