Instituto Renault completa um novo ciclo de investimentos na Associação Borda Viva

Coisas de Agora

 

O Instituto Renault acaba de completar um novo ciclo de investimentos com atualizações e melhorias na sede da Associação Borda Viva, que foi construída e doada pelo Instituto em outubro de 2015

 

A parceria do Instituto Renault com a Associação Borda Viva completou 15 anos em 2020 e já beneficiou mais de 90 mil pessoas no bairro da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, nos arredores do Complexo Ayrton Senna. Crianças, jovens e adultos tiveram suas vidas transformadas com os projetos da organização que tem objetivo o resgate das famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

“Somos parceiros da Associação Borda Viva há 15 anos e temos muito orgulho de contribuir para transformação social da comunidade Borda do Campo, colaborando para o trabalho de resgatar as famílias em situação de vulnerabilidade social com as frentes de geração de renda”, explica Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.

 

Além da reforma na “Casa Verde”, espaço multiuso para as crianças atendidas pelo projeto e local onde elas fazem as refeições, também foram feitas: instalação de sistema de captação da água da chuva, que vai gerar um economia bastante significativa; manutenção da rede elétrica; melhorias na estrutura e iluminação no espaço da cozinha comercial aberto ao público; reforma total da cozinha seguindo os critérios da vigilância sanitária; criação de um espaço na garagem para guardar equipamentos de jardinagem e outros insumos; reforma de uma sala no andar administrativo; instalação de sistema de segurança, como cerca elétrica, e sistema de monitoramento com câmeras.

 

“A qualidade dos nossos projetos depende de diversos fatores, e um deles é a infraestrutura do ambiente onde o dia a dia acontece. Com essa reforma na sede e principalmente na casa de refeição das crianças, tenho certeza que vai melhorar o desempenho dos projetos, vamos nos sentir mais seguros e com um ambiente estimulante”, afirma Rose de Fátima, presidente da Associação Borda Viva.

 

Associação Borda Viva

 

Gerida pela líder comunitária Rose dos Santos, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças, jovens e mulheres da região próxima ao Complexo Ayrton Senna (no bairro Borda do Campo, município de São José dos Pinhais, no Paraná), sendo uma referência de desenvolvimento social sustentável nesta região.

 

Cerca de 5 mil pessoas são beneficiadas anualmente pelos projetos geridos pela Associação Borda Viva. Junto com o Instituto Renault, uma série de iniciativas em prol da melhoria da qualidade de vida, da educação e da geração de renda das famílias assistidas foram desenvolvidas nos últimos anos:

 

  • Casa de Costura: projeto de geração de renda, seu objetivo é oferecer formação às mulheres da comunidade em cursos de costura, estampagem em máquinas de silk. Elas produzem uma série de produtos que incluem sacolas, pastas, porta-lixo para automóveis, necessaires, entre outros artigos para brindes corporativos.
  • Cozinha Escola: foi o projeto que deu início ao trabalho social da Associação Borda Viva, em 2002; por meio desse projeto, a Associação oferece alimentação gratuita e nutritiva para crianças em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social ou desnutrição na região. As refeições são preparadas pelas mulheres da comunidade e atendem diariamente 110 crianças, totalizando 45 mil refeições por ano.
  • Cozinha Comercial: mulheres da comunidade foram treinadas na área de alimentação e passam a comercializar refeições para a comunidade no restaurante da Associação Borda Viva. Além disso, as equipes trabalham também na produção bolos, pães, doces, salgados e sucos, entre outros quitutes típicos de serviços de coffee break, que são fornecidos, sob encomenda para eventos em empresas.

 

Instituto Renault

 

Fundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 755 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.

 

No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas: Negócios Sociais e Desafio Twizy.

 

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão. (Coisas de Agora)