Produtividade na indústria volta a crescer após seis meses

Frota & Cia

 

Depois de seis meses seguidos de queda por causa da pandemia do novo coronavírus, a produtividade do trabalho na indústria recuperou-se no terceiro trimestre. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador subiu 8% de julho a setembro em relação ao trimestre anterior. No entanto, o crescimento desconsidera as sazonalidades, oscilações típicas de determinadas épocas do ano.

 

A produtividade representa o volume produzido pela indústria da transformação dividido pela quantidade de horas trabalhadas. Assim, no terceiro trimestre, a produção subiu 25,8% em relação ao período de abril a junho. As horas trabalhadas aumentaram 16,4% na mesma comparação, o que indica que cada trabalhador produziu em média 8% a mais que nos três meses anteriores.

 

Com o desempenho do último trimestre, a indústria reverteu a queda da produtividade e passou a registrar crescimento de 7,2% em relação ao quatro trimestre de 2019. O nível alcançado no terceiro trimestre (111,2 pontos) é 4,5% superou o recorde anterior de 110,7 pontos registrado no quatro trimestre de 2017. (Frota & Cia/André Garcia)