Governo da Alemanha quer sucatear todos os caminhões fabricados antes de 2013

Blog do Caminhoneiro

 

Todo caminhão Euro 5 ou mais antigo poderá ser proibido de circular pela Alemanha, se um plano do governo do país for colocado em prática. O governo pretende oferecer subsídios de até 15 mil Euros, para que os donos de veículos anteriores ao Euro 6 enviem seus caminhões para desmanches.

 

No último dia 17 de novembro, o governo federal alemão chegou a um acordo prévio com os governos estaduais, além de vários representantes da indústria automotiva e da Plataforma Alemã para o Futuro da Mobilidade.

 

O custo total para o governo alemão ficará em 1,16 bilhão de Euros (7,4 bilhões de Reais), e o foco principal do projeto é a contribuição com a proteção ao meio ambiente. Além de veículos de frotas de empresas e de motoristas que são donos dos próprios caminhões, o governo pretende substituir todos os caminhões de bombeiros, de emergência e militares anteriores ao Euro 6.

 

Os valores também poderão ser usados para os frotistas substituírem seus implementos mais antigos, por modelo inteligentes, que tem controles eletrônicos para medir a pressão dos pneus e dos eixos, por exemplo.

 

As previsões iniciais falam em subsídios de 15 mil Euros para o sucateamento de modelos Euro 5, e 10 mil Euros para o sucateamento de modelos Euro 3 ou Euro 4.

 

O subsídio só será dado se os veículos forem baixados dos cadastros do governo, algo como o nosso Detran, que dá baixa no Renavan do veículo, e o caminhão precisará ser destruído, sendo impossibilitado de voltar a rodar.

 

Isso impedirá vendas dos usados para exportação para países mais pobres, que compram caminhões de países de primeiro mundo e os usam por muitos anos. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)