Medo do vírus e escassez nas montadoras dificultam locação de carros para o final do ano

Zero Hora

 

Relatos enviados à coluna apontavam dificuldades em encontrar carros para serem reservados nas locadoras de Porto Alegre para o final de ano. Procurado, Paulo Miguel Junior, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), disse que a procura é alta e as montadoras não estão dando conta de abastecer as lojas. O aumento da demanda é provocado por um fenômeno interessante e que a coluna já noticiou como motivo para a alta na venda de motos: as pessoas estão evitando meios de transporte coletivo por medo de contaminação pelo coronavírus.

 

“Pessoas procuram os carros como alternativa ao transporte público para evitar aglomeração, aumentando a demanda. Nos feriados, também percebemos uma grande procura para viagens próximas” detalha Paulo Miguel, em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).

 

Ainda conforme o executivo, locadoras venderam parte da frota na pandemia para readequação do pátio e, claro, do caixa da empresa. Para ele, a situação deve se normalizar no primeiro trimestre de 2021.

 

“Com a retomada dos negócios e a movimentação, a indústria automobilística não tem a mesma capacidade que tinha antes da pandemia para suprir o mercado. Então, estamos com déficit de entregas de veículos” comenta o presidente.

 

A coluna fez uma simulação de locação no site de duas conhecidas locadoras de veículos. Na Localiza, com retirada na unidade do aeroporto de Porto Alegre, apenas um veículo, de categoria de luxo, estava disponível entre 14 e 23 de dezembro. Já na Unidas, com as mesmas datas e local de retirada, havia mais opções, incluindo veículos econômicos e alto padrão.

 

Em nota, a Localiza informou que possui mais de 207 mil veículos para locação pelo Brasil, que tem um planejamento estruturado, trabalha para evitar indisponibilidade temporária, e que a temporada de verão é um período de alta nas buscas por aluguel.  Também fala que a disponibilidade de carros se relaciona à produção, e que vê uma retomada das montadoras, que estão ampliando gradualmente a oferta de veículos zero quilômetro. Veja parte da nota:

 

“A temporada de verão é um período de alta nas buscas por aluguel e pode haver maiores dificuldades em reservar carros em destinos turísticos mais relevantes nesta época do ano. Sempre recomendamos aos nossos clientes, independentemente do cenário, a planejarem viagens e compromissos com antecedência para evitar qualquer tipo de contratempo.

 

A disponibilidade de carros também se relaciona à produção, e estamos vendo uma retomada das montadoras, que estão ampliando gradualmente a oferta de veículos zero km, à medida que toda a cadeia de fornecedores vem elevando os níveis de produção. Essa retomada tem permitido aumento nos volumes de compra de novos veículos para a frota da Localiza”.

 

Para Paulo Miguel Junior, a situação deve se normalizar no primeiro trimestre de 2021.

 

“As locadoras estão buscando alternativas para tentar adequar a frota. Às vezes, quando você vai retirar um carro, tem que esperar um pouco mais. Nós estamos num momento de readequação da nossa frota, se a gente estivesse com os carros que foram pedidos nas montadoras entregues, já teríamos resolvido. Isso só vai acontecer no primeiro trimestre do ano que vem” finaliza  o presidente da associação, Paulo Miguel Junior.

 

Até a última atualização da matéria, a Unidas ainda não havia se posicionado sobre o problema de falta de veículos pelas locadoras do Brasil. Lembrando que a Unidas e a Localiza estão em processo para “combinação” dos negócios, conforme a coluna noticiou em setembro: Criação de uma gigante da locação de veículos inclui dezenas de operações no RS. A fusão foi aprovada pelos acionistas das duas empresas na última quinta-feira (12). (Zero Hora/Giane Guerra)