Mercedes-Benz é a marca de caminhões mais inovadora do Brasil

Auto Destaque

 

A Mercedes-Benz do Brasil acaba de ser reconhecida como a fabricante de caminhões mais inovadora do mercado, segundo o Whow! Festival de Inovação, maior evento do setor e que também deu à marca a melhor posição entre as empresas do setor automotivo e o 2º lugar no ranking geral Whow! das 100 empresas mais inovadoras do país, entre todas as categorias. Em sua 3ª edição, o prêmio Whow! de Inovação – organizado pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) – busca identificar e reconhecer empresas e instituições que produzam inovação consistente e com repercussões efetivas nos negócios.

 

Entre as inovações recentes lançadas pela Mercedes-Benz destacam-se o Actros, o conceito Fábrica 4.0 nas suas plantas e o seu patamar de serviços e conectividade, além de formas de relacionamento com clientes e startups.

 

“Esta semana foi muito especial pra nossa empresa, que foi duplamente agraciada por conquistas no campo da inovação. Além do prêmio Whow!, 2 dias antes recebemos o prêmio AutoData de Inovação Tecnológica. Estamos felizes em receber este importante reconhecimento pelo árduo trabalho de nossa equipe para trazer inovações aos clientes. Divido o mérito das vitórias com nossos colaboradores, parceiros fornecedores e de startups, concessionários e os clientes, para quem sempre buscamos oferecer inovações e soluções para cada uma de suas demandas”, disse Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

 

Novo actros

 

Primeiro caminhão digital do mercado, o novo Actros inova com o sistema que substitui os retrovisores normais por câmeras digitais, fazendo dele o primeiro caminhão sem retrovisor externo do país. Usando telemetria, inteligência artificial e automatização, o extrapesado rodoviário traz de série inéditas tecnologias de segurança ativa, que evitam acidentes e protegem vidas, como sensor de ponto cego, detector de fadiga do motorista e controles de estabilidade e proximidade, além de assistentes de faixa de rolagem e de frenagem, que identifica veículos, pedestres e objetos e freia sozinho, caso o motorista não o faça.

 

“A partir de diversas tecnologias conectadas e interativas, inovamos pra ampliar o apoio e a assistência aos clientes na gestão da frota, na logística e nas ações de manutenção. Nosso amplo portfólio de peças e serviços ganhou total sintonia com a evolução do mercado, aproveitando cada vez mais o potencial do mundo digital. É o caminhão inteligente na palma da mão, com serviços pelo celular e no painel digital pelo espelhamento de celular”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Fábrica 4.0

 

Pra chegar ao novo Actros, a linha de produção foi reinventada com o conceito 4.0, que tem o que há de mais inovador em processos automatizados, o que se traduz em maior produtividade, menores impactos ambientais e melhores condições de se antecipar às necessidades dos clientes e aos desafios tecnológicos do setor.

 

A Central de Relacionamento com o Cliente foi reformulada, com a implantação de novo software e mudança de perfil dos agentes, pra continuar sendo um dos principais elos de conectividade entre o caminhão e a estrutura da Mercedes-Benz. A tecnologia embarcada do novo Actros permite que ele ‘converse’ com os sistemas da fábrica e sinalize de forma antecipada qualquer anomalia que pode ocasionar uma parada inesperada. Isso permite agir preventivamente, transmitindo ao motorista as orientações necessárias e, se preciso, a mais rápida assistência técnica.

 

Startups

 

Visando encontrar soluções inovadoras que tragam resultados rápidos, a Mercedes-Benz vem intensificando parcerias com startups, com destaque para o caminhão com direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar desenvolvido junto com a Grunner e a Fazenda Urbana da BeGreen.

 

Além disso, lançou o Showroom Virtual Star Online, plataforma digital para vendas de veículos comerciais, peças e serviços. “Aqui na Mercedes-Benz, estamos sempre pensando e buscando novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros pra atender às atuais e futuras demandas dos clientes. Temos que nos questionar a cada dia. Por isso estamos abertos às inovações, próximos de parceiros que tragam suas expertises e agreguem valor aos nossos processos. E sabendo que esse compromisso gera melhorias no transporte, na mobilidade, na qualidade de vida e na segurança das pessoas e à sociedade como um todo. Aliás, nós criamos uma plataforma online para que possam enviar sugestões: www.movemosomundo.com.vc”, finalizou Karl Deppen. (Auto Destaque)