Continental projeta pneu com sensores para detectar danos

Portal Terra

 

O Conti Care (Conectado, Autônomo, Confiável, Eletrificado.) da Continental, apresentado no Salão de Frankfurt de 2019, é um conceito de roda/pneu com conectividade baseada em nuvem que oferece aos operadores de frotas um meio eficiente para o gerenciamento da mobilidade ambientalmente compatível do futuro.

 

O pneu da Continental conta com sensores instalados na estrutura dos pneus que geram e avaliam de forma contínua dados relativos à pressão, temperatura, profundidade da banda de rodagem e possibilidade de danos.

 

Esse sistema de monitoramento, que recebe o nome de Conti Sense, transmite as informações referentes às condições dos pneus à plataforma Conti Connect Live, permitindo um eficiente gerenciamento da mobilidade pelos operadores de frotas. Ao mesmo tempo, os passageiros desfrutam de um passeio muito confortável, já que com o conceito Silent Wheel o aro da roda reduz as vibrações geradas durante a condução.

 

O júri também elogiou a ideia da Continental de ajustar ativamente a pressão dos pneus por meio de bombas centrífugas embutidas na roda. À medida que o veículo acelera, as forças centrífugas atuam na bomba para gerar ar comprimido. Essa tecnologia, batizada de Pressure Proof, mantém a pressão dos pneus constantemente dentro da faixa ideal, colaborando para uma queda sustentável nas emissões de CO².

 

Qualquer excesso de ar comprimido é armazenado em um tanque integrado. A tecnologia Pressure Booster utiliza esse ar para rapidamente adaptar a pressão dos pneus a vários cenários de direção. Como resultado, por exemplo, os táxis elétricos autônomos poderiam aumentar a pressão dos pneus para transportar cargas mais pesadas e assim atuar como transportadores de carga fora dos períodos de pico.

 

O júri do prêmio “Journey to Automation”, promovido pelo European Rubber Journal (ERJ) da Inglaterra, nomeou a Continental Pneus vencedora geral em suas seis categorias e também ganhadora do prêmio de tecnologia de pneus pelo Conti Care. (Portal Terra)