Primeiro ônibus 100% elétrico no RS transporta trabalhadores da Gerdau para Charqueadas

Portal de Notícias

 

Uma unidade Marcopolo Viaggio 1050, fornecida à Turis Silva, é o primeiro ônibus rodoviário totalmente elétrico em operação no Rio Grande do Sul. O veículo começou a rodar nesta semana, para fretamento de trabalhadores da Gerdau em Charqueadas. A produção do modelo inovador é fruto da parceria entre Marcopolo, BYD, e EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP (empresa do setor elétrico).

 

A Marcopolo vem trabalhando há mais de 20 anos com projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis. O projeto do primeiro ônibus 100% elétrico busca, principalmente, a redução de poluentes, mas também a elevação da qualidade do transporte.

 

“A mobilidade elétrica é estratégica para o crescimento dos negócios da Marcopolo, uma vez que a adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência global”, afirma Leandro Sodré, gerente nacional de Vendas da Marcopolo.

 

A EDP Smart, ficará responsável pelo modelo de negócio para ônibus elétrico, realizando o fornecimento da infraestrutura de recarga para o veículo. O veículo conta com seis packs de bateria, que garantem autonomia de 300 quilômetros. O Viaggio 1050, 100% elétrico, tem capacidade para 44 passageiros em poltronas executivas.

 

Além do novo modelo rodoviário, 33 veículos elétricos da Marcopolo, incluindo os micro-ônibus Volare, circulam no país. (Portal de Notícias)