Carro pode ser comprado, alugado e “assinado”

Jornal do Carro

 

Comprar ou alugar? O dilema tradicionalmente relacionado a imóveis cada vez mais está se transferindo para os automóveis. Para quem prefere apenas ter a posse de um carro e não a propriedade, a Volkswagen lançou uma nova modalidade. Por meio do programa Sign&drive, é possível fazer a “assinatura” de um automóvel. Embora esse tipo de serviço já seja oferecido por algumas empresas de prestação de serviço, como locadoras, o que chama a atenção nesse caso é que montadoras estão entrando no ramo.

 

O serviço já está disponível inicialmente no Estado de São Paulo, com dois modelos: o T-cross 200 TSI e o Tiguan Comfortline. A contratação pode ser feita por meio do site da Volkswagen ou nas concessionárias. No caso do T-cross, a mensalidade por um contrato de um ano é de R$ 1.899, preço que sobe para R$ 3.659 por mês para o Tiguan. Nesse caso, porém, o contrato é de dois anos.

 

Nas duas situações, o preço inclui documentação, IPVA e manutenção preventiva. Há uma franquia de 1.800 km por mês. A partir desse limite, é cobrado adicional de R$ 0,30 por km excedente no plano do T-cross. Esta quantia sobe para R$ 0,42 no plano do Tiguan.

 

De acordo com a Volkswagen, o objetivo com o novo modelo de negócios é alcançar uma nova clientela, que prioriza andar de carro novo e não se importa em pagar um pouco mais para não ter burocracia. No final do plano, a intenção da montadora é tentar fidelizar o cliente, fazendo com que ele opte por outro modelo e plano.

 

Pelo sistema, quem optar pelo T-cross 200 TSI (que custa R$ 94.590) pagará R$ 22.788 em um ano, ou 24,1% do valor do carro. Já o plano de dois anos de assinatura do Tiguan Comfortline (R$ 175.140) vai sair pelo valor de R$ 87.816, o que representa gasto de 50,1% após dois anos de contratação.

 

Diferenças

 

Na compra tradicional, além do preço inicial, é necessário acrescentar despesas como seguro, IPVA e licenciamento. No caso do T-cross, em São Paulo o IPVA sairia por R$ 3.783, e o seguro custaria cerca de R$ 2.433, de acordo com cotação realizada com a Sul América. A Volkswagen também não cobra pelas três primeiras revisões.

 

Apenas com essas despesas, em um ano o T-cross custaria R$ 100.806. Um modelo similar com um ano de uso atualmente vale cerca de R$ 80 mil. Nesse caso, a perda do cliente seria de R$ 20.806, um pouco menos que os R$ 22.788 pagos na modalidade oferecida pela Volks.

 

Nesse exemplo, a assinatura tende a ser vantajosa para quem pretende trocar de carro todo ano. Sem contar com o fato de que o dinheiro não gasto na aquisição pode render em alguma aplicação financeira ou mesmo em atividade produtiva.

 

Por outro lado, a modalidade não é indicada para quem costuma manter o veículo próprio por um período mais longo. Isso porque a maior desvalorização de um automóvel ocorre no primeiro ano, após ele sair da concessionária. A partir do segundo ano, o porcentual de perda é menor.

 

Blindado

 

No final do ano passado a Toyota lançou um sistema de compartilhamento denominado Toyota Mobility Services, posteriormente rebatizado para Kinto Share. Por meio dele, é possível alugar diversos modelos da Toyota e também de sua divisão de luxo, Lexus. As locações podem ser contratadas por aplicativo, por períodos que vão de uma hora a um mês.

 

É possível alugar uma picape Hilux por algumas horas ou um dia, para passeio ou transporte de objetos, por exemplo. Ou até mesmo um SUV da Lexus para uma viagem ou alguma ocasião especial.

 

O modelo mais barato é o hatch Etios. A locação do modelo custa R$ 22 a hora, preço que sobre para R$ 139 o dia e chega a R$ 2.710,50 por 30 dias. O SW4 versão SRX 4×4 com motor turbodiesel é o mais caro da Toyota. Nesse caso, o SUV é oferecido com e sem blindagem. Os preços vão de R$ 82 a hora a até R$ 10.413 por 30 dias, para o modelo sem blindagem. Com a proteção, a hora de aluguel sobe para R$ 119, enquanto a locação por 30 dias custa R$ 15.590,50.

 

Embora não seja uma opção acessível, o serviço da Toyota possibilita a oportunidade de uma experiência mais completa, caso haja interesse de compra de algum modelo. Isso porque toda a linha da marca está disponível, incluindo o híbrido Prius (R$ 299 a diária).

 

A Movida lançou em 2017 uma modalidade de aluguel de longo prazo. A locadora tem planos mensais, anuais e também a possibilidade de aluguel de automóvel zero-quilômetro. Nesse caso, é possível escolher modelo, cor e até o final da placa (por causa do rodízio municipal, em São Paulo). Como exemplo, o plano de 24 meses para o hatch Volkswagen Gol 1.0 sai por R$ 888,26 nos primeiros três meses, e R$ 1.108,20 do quarto ao 24º mês. (Jornal do Carro/Hairton Ponciano)