Executivas assumem novas funções de liderança em áreas estratégicas da Fiat Chrysler Automóveis na América Latina

Motor Mais

 

Três lideranças femininas assumem novas posições de comando estratégicas na Fiat Chrysler Automóveis (FCA) América Latina, com as mudanças efetivas a partir de 1º de novembro próximo. Cristiani Campos assume a diretoria de Desenvolvimento de Novos Negócios, passando também a integrar o Comitê Diretivo da FCA LATAM. Cristiane Paixão deixa o comando da área de Customer Care para assumir a diretoria executiva de FCA Saúde, enquanto Maiara Castro migra da Qualidade para o comando de Customer Care.

 

Em busca de novos negócios

 

Cristiani Campos está no grupo há 20 anos. Graduada em Comércio Exterior com pós-graduação em Auditoria, ocupava a gerência sênior de Planejamento Financeiro e Controladoria para a América Latina – função que oferecia uma visão ampla dos negócios do grupo, sendo responsável pela elaboração do planejamento estratégico, consolidação dos resultados financeiros de 15 unidades de negócios, pela preparação dos orçamentos e definição dos indicadores de desempenho de cada área.

 

Ao longo da carreira, Cristiani dividiu o tempo entre funções na área Financeira e também no Comercial e em Produto. Passou por Vendas, Marketing, Estratégia de Produto, Gestão de Portfólio, Operações Comerciais e coordenou a área de Inteligência de Negócios. Nos últimos seis anos, dedicou-se integralmente à área financeira.

 

“Essa experiência acumulada favorece a percepção de oportunidades de desenvolvimento de novos negócios, para melhoria de desempenho e otimização de resultados. Este é um momento muito desafiador e instigante, pois a pandemia alterou alguns padrões de comportamento e consumo, possibilitando novas abordagens e novos produtos e serviços”, avalia Cristiani.

 

Para seu lugar na gerência sênior de Planejamento Financeiro e Controladoria foi promovido o executivo Carlos Kitagawa, com quem ela já trabalhava na área.

 

Nova gestão na FCA Saúde

 

Cristiane Paixão assume novo desafio como Diretoria Executiva da FCA Saúde, deixando a posição que liderança que exercia em Customer Care. Na nova função, liderará a estrutura que presta serviços de saúde (médico, odontológico, psicológico e de farmácia, entre outros) para as empresas dos grupos FCA e CNH Industrial, cuidando de cerca de 80 mil vidas – seja por meio do seu modelo de autogestão ou pelo gerenciamento de contratos com outras operadoras de saúde.

 

Engenheira com especialização no setor automotivo, bacharelado em Matemática e mestrado em gestão de negócios e marketing, Cristiane Paixão está no grupo desde 1993 e passou pelas áreas de Pós-Vendas, Qualidade e Cuidado ao Cliente. Foi a primeira mulher a compor a diretoria do grupo no Brasil, ao dirigir a área de Qualidade entre 2013 e 2014.

 

“Este novo desafio me permitirá aliar minha experiência profissional em gestão e relacionamento com clientes a serviço da excelência no atendimento às pessoas na área de saúde, em um momento em que este tema é tão evidente e importante. É uma grande oportunidade de ampliar a minha vivência profissional e meus próprios conceitos de atendimento e relacionamento”, destacou Cristiane.

 

Com a mudança na gestão da FCA Saúde, o executivo Emanuele Capogna migra para a área de Desenvolvimento de Rede, sob a gestão de Roger Corassa, para apoiar o relacionamento da FCA com as redes de concessionárias de todas as marcas do grupo.

 

Novo comando no cuidado ao cliente da FCA

 

Cristiane será sucedida no comando da área de Customer Care pela também engenheira Maiara Castro, que ocupava a posição de gerente de Análise de Campo e Satisfação do Cliente na Diretoria de Qualidade. Há 13 anos no grupo, Maiara sempre trabalhou com foco na satisfação do cliente, através da análise e solução de problemas.

 

“Na área de Qualidade, nos concentramos no produto e nos processos. Agora, minha interface é diretamente com o cliente. É uma evolução interessante, porque todos os processos devem convergir em excelência no atendimento ao cliente”, afirma. Maiara é engenheira eletrônica com pós-graduação em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (FDC).

 

Maiara será substituída na Qualidade por Rafael Gomes, que atuava como gerente da área de Métodos, DEMS e Integração da Qualidade.

 

Para a diretora de RH da FCA na América Latina, Erica Baldini, as mudanças trazem uma importante oxigenação ao comando da companhia e representam mais um importante passo na estratégia de reconhecer e proporcionar oportunidades aos diversos talentos femininos da FCA. “Temos muito orgulho e satisfação em ver essas três executivas, com longos históricos de contribuições valiosas à FCA, galgando mais um passo importante em suas carreiras e contribuindo em novas áreas altamente estratégicas para nós”. (Motor Mais)