Número de fretes cresce 85% no terceiro trimestre de 2020

Blog do Caminhoneiro

 

A plataforma de fretes FreteBras publicou o “Relatório do Setor de Transporte de Cargas do 3º Trimestre de 2020” nesta semana, destacando que, apesar da pandemia, a oferta de fretes cresceu 85% no terceiro trimestre desse ano, no comparativo com o mesmo período de 2019.

 

O estudo, feito com base na divulgação de fretes publicados na plataforma, aponta que os setores que tiveram as maiores altas foram Construção (116%), Agronegócio (84%) e Industrializados (79%).

 

O estudo também mostra que, apesar do cenário econômico ter se mostrado extremamente desfavorável a partir de março, por causa da pandemia do coronavírus, a tendência atual é de retomada.

 

“No segundo trimestre de 2020, observamos uma queda de 8% na oferta de fretes em relação ao primeiro trimestre, em especial no mês de abril, quando tivemos medidas mais rígidas de isolamento por conta do coronavírus. Porém, vemos agora um crescimento expressivo de aproximadamente 102% na comparação entre o terceiro e o segundo trimestres, o que nos traz boas perspectivas para o setor”, explica Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras.

 

Nas regiões Sul e sudeste, o maior crescimento foi no transporte de produtos de construção, como cimento, que teve alta de 116% no número de fretes disponibilizados. Com isso, a oferta de fretes nessas regiões mais do que dobrou no período.

 

O transporte de fertilizantes também impulsionou a alta no transporte de cargas para o agronegócio, com alta de 84%. Milho, soja, trigo e açúcar também registram altas nas movimentações de cargas, registrando um crescimento total de 171% na oferta de fretes somente na região sudeste.

 

O transporte de produtos industrializados, como do segmento de alimentação, máquinas e equipamentos, papel e celulose, siderúrgicos e recicláveis, sofreu um grande impacto no segundo semestre, por causa da pandemia. No terceiro trimestre, o setor registrou alta de 79%.

 

Metodologia

 

Os números foram levantados por meio da plataforma da FreteBras, que possui mais de 420 mil caminhoneiros cadastrados, o que equivale a um terço dos caminhoneiros do Brasil. As mais de 10 mil transportadoras assinantes da plataforma publicam em torno de 600 mil fretes por mês. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)