Nissan vai lançar 12 novos veículos nos próximos três anos

Jornal do Carro

 

Uma apresentação feita por um revendedor da Nissan vazou na internet, revelando um agitado plano de lançamentos para os próximos três anos. A marca japonesa pretende apresentar 12 novos veículos até 2023, promovendo a maior renovação de portfólio da sua história. Alguns desses veículos virão para o Brasil, onde a montadora dará maior enfoque aos SUVs.

 

Um dos primeiros da nova safra será a Frontier 2021. Flagrada sem camuflagem, a picape média passará pela segunda plástica na atual geração, desta vez com design inspirado na Titan, picape full size vendida nos Estados Unidos. A nova Frontier chegará aos países da Ásia no início do ano que vem, e mudará em seguida na América do Sul, onde é produzida na Argentina.

 

Novo X-Trail para encarar o Jeep Compass

 

No PPT vazado da concessionária, um pequeno vídeo mostra a silhueta dos futuros lançamentos. Um deles é a nova geração do SUV médio X-Trail. O modelo ainda não foi apresentado pela Nissan, mas será basicamente o irmão gêmeo do Rogue, revelado há poucos meses nos EUA.

 

O X-Trail já foi vendido no Brasil nos anos 2000, duas gerações atrás da nova que está por vir. Aqui, o modelo está cotado para concorrer com o Jeep Compass, na categoria de SUVs que mais crescerá em 2021. Só no 1º semestre do ano que vem, chegarão às lojas brasileiras o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos, modelos que também querem desbancar o Compass.

 

Magnite é a grande aposta para emergentes

 

O cronograma mostra novidades da Nissan para todos os cantos do mundo. Um dos carros mais vendidos do Japão, o compacto Note terá uma nova geração. O modelo é rival do Honda Fit e foi o primeiro da marca a receber o sistema híbrido e-Power, que transforma o combustível líquido em energia elétrica para alimentar as baterias e mover o veículo. Esta é a tecnologia cotada para chegar ao SUV Kicks.

 

Nesse sentido, o lançamento mais importante para o Brasil é sem dúvida o Magnite. O pequeno SUV foi criado na Índia sobre plataforma derivada do Renault Kwid, e por isso está dentro do limite de 4 metros de comprimento, que garante menor tributação naquele país. Por aqui, será produzido em Resende (RJ) no lugar do hatch March, que saiu de linha em setembro.

 

Com design moderno e posicionado abaixo do Kicks, o Magnite vai disputar vendas com o recém-lançado Volkswagen Nivus, crossover menor que o T-Cross. Esse é outro segmento que tende a crescer nas vendas, e o futuro modelo da Nissan virá para vender em grande volume.

 

Novos Z e GT-R confirmados

 

A extensa lista de novidades da Nissan até 2023 tem muitos SUVs, afinal a categoria não para crescer ano após ano. Para a Europa, a montadora prepara a nova geração do Qashqai, enquanto os mercados da América do Norte e o México, que concentram as vendas globais da marca, terão o Pathfinder e o Patrol. Mas certamente a cereja do bolo serão os esportivos.

 

A Nissan trabalha atualmente no desenvolvimento da nova geração do icônico GT-R. Este será o último lançamento e só estreia em 2023. A montadora ainda estudo se vai eletrificar o seu carro mais famoso. Mas antes dele, a Nissan lançará o 400Z, revelado ainda como protótipo em setembro. Para delírio dos puristas, o cupê usa motor V6 biturbo de 400 cv e câmbio manual. (Jornal do Carro)