Blog do Caminhoneiro
A Scania anunciou que irá criar um implemento baú coberto com painéis solares, que serão usados para recarga das baterias do cavalo-mecânico, movido com eletricidade.
Inicialmente, a Scania indica que poderá haver um aumento na autonomia na casa dos 10% na Suécia, país mais frio, e até 20% na Espanha, onde o sol aparece com mais frequência.
Painéis solares já são usados em alguns caminhões, motorhomes e barcos, mas quase sempre para alimentar os equipamentos auxiliares, como geladeiras, TVs e outros.
18 metros
O caminhão “solar” de 18 metros da Scania será usado pela empresa sueca Ernst Express, que já trabalha há anos com a Scania em parceria para desenvolvimento de tecnologias, como a rede elétrica aérea usada em testes em algumas estradas.
O teto e laterais do implemento serão recobertos por 140 metros quadrados de paineis solares, que podem gerar até 14 mil kWh anualmente na Suécia, e o dobro disso em lugares com mais sol.
10% de economia
Na Suécia, a economia simulada em eletricidade fica na casa dos 5 a 10%, de acordo com estudos preliminares. No país, o sol é suficiente entre a primavera e o outono para gerar energia, e, embora tenha muitas horas de luz solar no verão, ele é fraco, devido à posição geográfica do país.
Na Espanha, por exemplo, o sol tem quase o dobro de intensidade e de horas de luz do que na Suécia. Quanto mais perto da Linha do Equador, mais eficiente é o sistema.
Gerador estacionário
O estudo também vai analisar a possibilidade de usar o caminhão parado como um gerador estacionário, para alimentação do prédio da transportadora, por exemplo, quando as baterias do veículo já estiverem completamente carregadas.
Isso é viável principalmente nos finais de semana em que o caminhão não esteja na estrada, e também durante as manutenções.
Financiamento
O projeto é financiado pela agência de inovação Vinnova do governo sueco e, além da Scania e da Ernst Express, também envolve a Midsummer que fabrica os painéis solares, a Uppsala University, que realiza pesquisas avançadas sobre células solares mais eficientes, e a empresa de energia Dalakraft. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)