Unimog de 1974 ficou 37 anos guardado

Estradão

 

Um raro Mercedes-Benz Unimog de 1974 ficou guardado por 37 anos até ser resgatado, em 2017. O caminhão off-road pertenceu ao Exército alemão até 1980 e foi posto em leilão pela Bonhams em setembro. Mas nenhum interessado ofereceu o lance mínimo, fixado em € 50 mil (cerca de R$ 330 mil na conversão direta, sem taxas).

 

O modelo faz parte da série 406.145 Doppel Kabine lançada em 1963. Produzida até 1988, essa edição teve apenas 353 unidades produzidas. O motor é um OM32 de seis cilindros e 5,7 litros a diesel. A transmissão é manual de seis velocidades.

 

Esse Unimog foi utilizado como rebocador de aeronaves por seis anos, até ser guardado em um hangar, onde ficou esquecido por 37 anos. Em 1980, o modelo foi encontrado e vendido a um colecionador. Isso explica seu ótimo estado de conservação.

 

O novo proprietário obteve novos documentos de uma TÜV, empresa especializada na inspeção e certificação de veículos antigos. Um dos certificados permite que o modelo circule em vias públicas.

 

Unimog surgiu como veículo para agricultura

 

O Unimog foi criado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial para ser utilizado na agricultura. A largura entre as rodas, de 1,2 metro, correspondia à distância entre as filas de plantações de batata na Alemanha. O modelo da Mercedes-Benz ganhou fama por sua robustez.

 

A Mercedes-Benz mantém o modelo em produção até hoje. Na Europa, esses veículos são utilizados em operações severas, como limpa-neve, aplicações agrícolas e construção civil. Também é comum ver esse tipo de veículo em serviços rodoferroviários.

 

Unimog não é vendido pela Mercedes-Benz do Brasil

 

Em 2018, a Mercedes-Benz celebrou os 70 anos de produção do Unimog. A atual geração, lançada em 2105, tem motor de seis cilindros e 230 cv de potência e transmissão de oito velocidades à frente e seis para trás.

 

O modelo vem de série com itens como freios ABS e controle da pressão. De acordo com informações da Mercedes-Benz, a linha Unimog não está disponível no mercado brasilerio.

 

A Casa Bonhams é especializada em leilões de obras de arte e veículos raros e antigos. No pregão em que o Unimog foi oferecido, havia, por exemplo, um Mercedes-Benz 300 ‘Adenauer’ Cabriolet D. O modelo, de 1952, foi arrematado por € 270.250 (cerca de 1,8 milhão, na conversão direta, sem taxas). (Estradão)