Customizados Volkswagen reforçam frota do Corpo de Bombeiros do RS

Carga & Transporte

 

Vinte veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus vão reforçar a frota do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Os caminhões estão na proposta vencedora da licitação promovida pela corporação em dezembro de 2019 e vencida pela Mitren – empresa implementadora de viaturas de bombeiros, com sede em Santa Cruz do Sul (RS). Todos os veículos são modelo Constellation 17.280 4×2 equipados com Transmissão Automática Allison.

 

Entre as customizações realizadas nos veículos estão a transmissão automática Allison S300, com seis velocidades à frente e uma à ré; preparação para governador de pressão, permitindo controle preciso do regime de pressão da bomba de incêndio; baterias adicionais e alternador de 120 amperes, a fim de suportar toda a instalação elétrica e os equipamentos de uma viatura de bombeiro.

 

De série, os Constellation 17.280 contam com motor MAN D08, que entrega potência máxima de 277 cv e torque de 1.050 Nm. O propulsor tem tecnologia EGR para controle de emissões, dispensando o uso de Arla 32. À Mitren cabe a missão de transformar estes caminhões em viaturas do tipo “Auto Bomba Salvamento” (ABS), que oferece funções de combate a incêndios, salvamentos e resgates.

 

Projetados para atender as necessidades do CBMRS, os caminhões são equipados com uma bomba de vazão 2.850 litros por minuto a 10,5 kg/cm² de pressão, sistema de dosagem de espuma, bem como torre de iluminação comandada por controle remoto, com quatro holofotes, totalizando 30.000 lumens de fluxo luminoso para operações noturnas. A carroceria é construída em alumínio e possui amplos espaços para acondicionamento de materiais acessórios utilizados nas diversas funções que o veículo oferece. (Carga & Transporte)