Caoa chega à marca de 300 mil carros fabricados em Goiás

Portal Terra

 

A Caoa Montadora alcançou a marca de 300 mil veículos produzidos na fábrica de Anápolis (GO). Além desse número, a empresa comemora o total de 20 mil modelos da Caoa Chery montados na planta goiana. Os demais carros são da Hyundai Caoa (Tucson, ix35, New Tucson, HR e HD78). A fábrica de Goiás foi inaugurada em 2007.

 

Além do sucesso comercial dos carros, trata-se de uma vitória pessoal do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, cujas iniciais formam a sigla Caoa. Depois de perder a marca Renault, que havia implantado no Brasil, ele apostou na desacreditada Hyundai, em 1999, construiu a imagem da marca e abriu as portas do mercado brasileiro para que a gigante coreana instalasse uma fábrica em Piracicaba (SP).

 

Bem antes disso, a Caoa já estava produzindo carros da Hyundai no Brasil. Em 2007, a Caoa Montadora investiu mais de R$ 1 bilhão na fábrica de Anápolis. Os primeiros modelos foram o SUV Tucson e o caminhãozinho HR. Em seguida, vieram a montagem dos dos SUVs ix35 e New Tucson, além de outro caminhão, o HD78). Um dos fatores de sucesso da empresa foi a estratégia de marketing agressiva.

 

Em 2017, com a associação entre a brasileira Caoa e a chinesa Chery, nasceu a Caoa Chery. A fábrica de Jacareí ficou para o Tiggo 2 e os sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6. Em Anápolis, são produzidos o Tiggo 5X, o Tiggo 7 e mais recentemente o Tiggo 8, que foi o carro número 300.000 a sair da linha de montagem. (Portal Terra/Sergio Quintanilha)