SAE Brasil realiza projeto para promover igualdade de gênero no setor automotivo

Revista Auto Esporte

 

Com o intuito de incentivar a entrada de mulheres no setor automotivo e promover a equidade de gênero no mesmo, a SAE Brasil está realizando o projeto “Aprendendo com Elas”, dedicado a discutir sobre diversas questões do mercado e capacitar profissionais interessadas pela área.

 

Idealizada pela SAE Mulheres, a iniciativa foi lançada no dia 8 de setembro deste ano e promete compartilhar 12 lives mensais gratuitas. As transmissões serão divulgadas pelo canal do YouTube da SAE Brasil, com todos os encontros mediados por mulheres do setor. Veículos autônomos e elétricos, mobilidade urbana, transformação digital e tecnologia são alguns dos temas abordados.

 

Para Daniela Lucchese, mentora e coordenadora do grupo, o propósito dessa e das próximas iniciativas da SAE Mulheres é “promover essa condição igual entre mulheres e homens em um setor tipicamente masculino”.

 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Automotive Business sobre a presença feminina no setor automotivo entre 2013 e 2017, as mulheres ainda ocupam apenas 17% das vagas na área. Em cargos de liderança, somente 6% são ocupados pelo sexo feminino.

 

O estudo ainda evidencia a diferença salarial entre os gêneros: mulheres recebem 33,8% a menos que homens, mesmo realizando a mesma função. A partir desse quadro, propostas como a da SAE são importantes para que iniciar debates sobre o assunto e dar os próximos passos para promover um mais setor igualitário. No entanto, ainda há muito a ser transformado. (Revista Auto Esporte/Mel Trench e Julio Cabral)