Essa tal Octanagem – Especialista em combustíveis explica de forma simples o que é e o que ela faz no motor

Revista Torque

 

Muito tem se falado na octanagem da gasolina e como ela influencia no consumo e potência do veículo, mas… o que é octanagem? Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell, explica o que é e como ela pode melhor o desempenho do motor.

 

O que é octanagem?

 

A octanagem, que também pode ser chamada de índice octano, é um número que indica a capacidade dos combustíveis de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição. Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação e melhor o desempenho do veículo.

 

Para explicar melhor, vamos contar o passo a passo do funcionamento do motor. Quando é dada a partida, os pistões começam a se movimentar dentro dos cilindros, fazendo pressão no combustível que está lá. O combustível, em mistura com o ar dentro do cilindro, resiste ao máximo a essa pressão e ao aumento de temperatura até que a vela de ignição produza a centelha para sua queima, o que faz o carro se movimentar. Essa resistência é a octanagem.

 

“Um combustível com octanagem baixa pode causar a famosa ‘batida de pino’, quando acontece uma pré-ignição dentro da câmara de combustão antes da centelha da vela, aumentando a temperatura. Esse problema parece inofensivo, mas a médio e longo prazo pode causar sérios e caros danos ao pistão, cilindro e cabeçote do motor”, alerta Pose.

 

Como descobrir a octanagem do combustível?

 

Existem dois métodos para calcular a octanagem de um combustível. O RON (Número de Octanas Pesquisa, na sigla em inglês) observa a resistência do combustível à detonação em um motor-padrão, usados nos testes das montadoras de veículos, com compressão variável e rotação de 600 rpm. Já o MON (Número de Octanas Motor, em inglês), faz a mediação com mistura de ar-combustível pré-aquecida no cilindro de combustão, ponto de ignição variável e velocidade do motor de 900 rpm.

 

No Brasil, o índice usado para quantificar a octanagem de um combustível é o RON. As distribuidoras idôneas oferecem produtos dentro das especificações ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Hoje, a gasolina comum e a gasolina aditivada vendidas no País devem ter no mínimo 92 octanas RON (com 93 RON a partir de 01/01/2022).

 

Gasolina de alta octanagem

 

Veículos com motores de alto desempenho, como os esportivos de luxo, por terem maior potência, precisam de combustíveis com maior octanagem. Para estes carros, o indicado é abastecer com gasolina premium. “Segundo a ANP, as gasolinas de alta octanagem devem possuir um mínimo de 97 RON. Abastecer o veículo com octanagens muito acima disso não traz ganho de potência para o motor”, explica Pose. “Nos postos Shell, os motoristas encontram a Shell V-Power Racing, desenvolvida em parceria com a Scuderia Ferrari. Ela possui a exclusiva tecnologia Dynaflex, que limpa, protege e traz mais performance e rendimento ao motor”.

 

O especialista explica: “Mesmo os motores de baixa cilindrada ou flex podem ser abastecidos com combustível de alta octanagem. O impacto, porém, é mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho”, avisa Pose.

 

Combustíveis de alta octanagem X Combustíveis aditivados

 

Combustíveis premium e aditivados possuem detergentes dispersantes, que ajudam a limpar o motor de resíduos, protegem e lubrificam as partes internas para que se movimentarem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia. Além dos benefícios a médio e longo prazo para a saúde do motor, as distribuidoras contam com os aditivos para ajudar a melhorar ainda mais a performance dos veículos. “Abastecer frequentemente com combustíveis aditivados evita o acúmulo de partículas que prejudicam o desempenho do motor, principalmente a médio e longo prazo. Os combustíveis aditivados da família Shell V-Power também possuem a tecnologia exclusiva Dynaflex, que traz mais performance e rendimento, agindo tanto em altas quanto em baixas rotações do motor”, explica Gilberto Pose.

 

A diferença entre os combustíveis premium e aditivados é a octanagem. Enquanto os combustíveis aditivados têm o mesmo índice de octanas que os combustíveis comuns (no mínimo 92 octanas RON para a gasolina), os premium têm uma octanagem superior. Shell V-Power Racing, a gasolina de alto desempenho da marca Shell, tem mínimo de 97 octanas RON, além da adição da tecnologia Dynaflex. (Revista Torque)