Picapes e furgões têm recuperação mais rápida que os carros

AutoIndústria

 

A crise provocada pela pandemia da Covid-19 afetou o setor automobilístico em geral, mas alguns segmentos estão conseguindo reagir de forma mais consistente do que outros. É o caso dos comerciais leves, incluindo picapes e furgões, que em agosto tiveram desempenho em vendas apenas 9,5% inferior ao do mesmo mês de 2019, enquanto a queda nos emplacamentos de automóveis chegou a 27,5%.

 

Foram licenciados 31,5 mil comerciais leves no mês passado, ante os 34,8 mil de agosto de 2019. No segmento de carros esses volumes são de, respectivamente, 142 mil e 195,9 mil. Também no comparativo de agosto com julho deste ano, picapes e furgões levam vantagem sobre os automóveis. A alta foi de 11,9% no primeiro caso e de apenas 5,3% nas vendas dos chamados veículos de passeio.

 

No acumulado dos oito primeiros meses, o segmento de comerciais leves registrou recuo de 26,8%, com quase 186 mil licenciamentos, enquanto o de automóveis teve queda de 37,3%, baixando de 1,46 milhão de unidades de janeiro a agosto de 2019 para 913,9 mil no acumulado de 2020.

 

Alguns executivos do setor, como o diretor da marca Fiat, Herlander Zola, já previam no começo da pandemia que os comerciais leves sofreriam menos neste período de recessão econômica e, consequentemente, das vendas do setor. O agronegócio em alta é um dos fatores que favorece o semento de picapes, enquanto o de furgões tem sido movimentado por entregas nos grandes centros urbanos.

 

No que diz respeito às picapes, a Fiat é grande vedete do mercado, liderando tanto na faixa das pequenas, com a Strada, como também na das grandes, com a Toro. A nova geração da Strada, inclusive, tem impulsionado as vendas da marca, a ponto de em agosto o modelo ter conquistado o segundo lugar no ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no País.

 

No comparativo de agosto com julho, as vendas da Strada cresceram 32,4%, para 8,7 mil unidades. As da Saveiro tiveram alta de 13% no mesmo comparativo, atingindo 3,2 mil emplacamentos.

 

No acumulado até agosto, a Strada vendeu 38 mil unidades, volume 23,8% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado (50 mil). A segunda colocada, a VW Saveiro, teve o número de emplacamentos reduzido em 30,8%, com 18,5 mil unidades comercializadas este ano.

 

De acordo com os dados da Fenabrave, a Toro foi a primeira colocada no ranking das picapes grandes, com 28,8 mil unidades vendidas este ano, enquanto a Toyota Hilux ficou na segunda colocação, com 19,3 mil licenciamentos.

 

No caso dos furgões, as vendas atingiram 185.965 unidades de janeiro a agosto, uma queda de 28,4% sobre as 254,2 mil do mesmo período de 2019. O modelo mais vendido entre os furões é o Renault Master, seguido do Hyundai HR e da Fiat Ducato. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)