Volkswagen apresenta Constellation com motor 13 litros de 460 cavalos

Blog do Caminhoneiro

 

Depois de 15 anos do seu lançamento, a linha Constellation recebeu um motor de 13 litros. Desde 2005, o maior motor oferecido para o modelo era o de Cummins ISL, de 9 litros, com potência de até 420 cavalos e 1.850 Nm de torque.

 

Agora, a montadora passa a oferecer o Constellation 33.460 6×4, equipado com motor MAN D26 de 13 litros, com 2.300 Nm de torque, com câmbio ZF TraXon, de 12 ou 16 marchas, ideal para uso fora de estrada ou rodoviário misto, para aplicações pesadas.

 

O que a Volkswagen fez no modelo foi unir o excelente chassi e trem-de-força dos modelos MAN TGX, com a consagrada cabine do Volkswagen Constellation.

 

Como protótipo, o Constellation com motor de 13 litros surgiu como 33.440 Tractor na Fenatran de 2017, equipado com o motor MAN D2676 de 440 cavalos e 2.200 Nm de torque, com câmbio ZF de 16 marchas.

 

Em 2019, o modelo voltou à Fenatran, ainda como 33.440 Tractor, e a Volkswagen confirmou testes com empresas do segmento canavieiro, madeireiro e outras operações fora-de-estrada.

 

Externamente, a imagem que o caminhão passa é a de robustez extrema. A suspensão é elevada, o caminhão tem um ângulo de ataque maior e o para-choque é metálico, mas mantém o padrão de design da linha Constellation.

 

O bruto também recebe faróis com proteção de grades metálicas, retrovisores escamoteáveis e com sistema de amortecimento para recuo e fechamento, principalmente para percorrer trechos estreitos e realizar manobras em locais apertados.

 

Por dentro, a cabine oferece novos bancos, com posição de dirigir melhorada, novo painel de instrumentos, e até nova cama, se for equipado com cabine leito.

 

O novo banco traz apoio de braço de série, apoio para cabeça integrado, e cinto de segurança integrado ao banco, além de ter um sistema de ajuste preciso.

 

O cinto integrado oferece conforto para transpor obstáculos sem solavancos, para a condução ser a mais confortável possível.

 

O painel é modular, e o cliente poderá escolher as posições do rádio, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação. A cabine também conta com novo sistema de ar-condicionado de alto rendimento.

 

A cabine recebeu reforços de alta resistência, para torná-la mais segura e resistente, atendendo a norma ECE R29/2. Apesar disso, com uso de materiais de alta tecnologia, a cabine também ficou mais leve. (Blog do Caminhoneiro)