Veículos compartilhados 100% elétricos circulam em SP e em SJC

O Estado de S. Paulo/Mobilidade

 

O serviço começou em julho do ano passado em São Paulo. Em dezembro, passou a operar também na cidade de São José dos Campos (SP). Oferecido pela Beepbeep, trata-se do compartilhamento de carros 100% elétricos, em que o mesmo veículo pode ser usado por diversas pessoas ao longo do dia. A frota é composta por veículos Renault Zoe (da marca francesa) e IEV40 (da Jac Motors). Isso significa que, além de rodar com um carro que não emite poluente, o usuário não gasta com combustível, já que os veículos são entregues carregados e com autonomia média de 300 quilômetros.

 

De acordo com Fábio Fagionato, CEO e cofundador da Beebeep, hoje o perfil de quem contrata o serviço varia muito conforme o período da semana. “Nos dias úteis, são mais frequentes executivos e executivas que têm mais de um compromisso durante o dia, não possuem carro próprio ou que estão no rodízio. Já nos finais de semana, a procura tem sido grande por pessoas em viagens curtas”, explica Fagionato.

 

Todo contato do usuário é feito via aplicativo, do momento do cadastro, da localização de um veículo até sua entrega. Não é preciso devolver no ponto onde o veículo foi entregue: basta encontrar uma das 60 estações localizadas nas duas cidades e encerrar a viagem. “Muitas pessoas pegam o carro em São Paulo e o devolvem em São José dos Campos e vice-versa. Foi observando esse fluxo que vimos uma oportunidade de negócios e decidimos começar a operar também nessa cidade”, explica Fagionato.

 

Há divers os planos e todos são cobrados por minuto, e não por quilômetro rodado como é habitual nas locadoras tradicionais. “Estamos quase voltando ao fluxo normal que tínhamos antes da pandemia. Acreditamos que a tendência é de aumento da procura, porque as pessoas estão em busca de uma opção mais segura de deslocamento”, explica o CEO da Beepbeep. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Daniela Saragiotto)