Nova Strada, um projeto “made in Betim”

O Tempo

 

O lançamento mais importante e aguardado da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para este ano, a picape nova Strada, já está nas ruas, e pelo que se vê, seguirá seu legado de sucesso, mantendo suas vendas, em alta, e garantindo, assim, a posição de liderança em seu segmento de mercado, que ocupa há mais de duas décadas.

 

Para que tudo transcorra da forma como foi planejado, estrategicamente, um grande esforço está sendo feito, não só de trabalho, mas, também, de vultosos investimentos.

 

Abre alas

 

Começando pelo Polo Automotivo, em Betim, Minas Gerais, que foi completamente modernizado, com a implantação de novas áreas de desenvolvimento.

 

Desta forma se viabilizou todo o domínio do ciclo, desde a concepção, desenvolvimento, design, projeto, engenharia, teste e produção de veículos.

 

O primeiro projeto que nasceu a partir da inauguração desta nova fase foi a Strada, que abre alas para a chegada dos próximos e anunciados lançamentos, de dois SUVs, para os próximos anos.

 

Transformação digital

 

O futuro é hoje e a conexão é palavra de ordem. Os aportes financeiros na planta mineira permitiram que a FCA alcançasse 100% de autonomia tecnológica na América Latina, para o desenvolvimento de novos veículos, com grande nível de qualidade e excelência.

 

A transformação digital que está impulsionada antecipa as demandas dos consumidores em direção à veículos mais seguros e conectados, que ofereçam interação com o que lhes interessa, informação, diversão, e o acesso a compras, pagamentos e navegação nos aplicativos.

 

Laboratórios

 

As novas instalações do Centro de Design da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), dentro do Polo Automotivo da marca ítalo-americana em Betim, foram inauguradas no ano meio do ano passado.

 

Em um novo, moderno e amplo espaço é o maior estúdio de design automotivo da América Latina. A estrutura passou a funcionar nesta semana em um novo prédio de dois andares, com 2.700 m² de área, resultado de um investimento de R$ 11,4 milhões da montadora.

 

Interação

 

O espaço amplo e integrado traz como diferencial o UX Lab, um inédito laboratório de experiência do usuário com simuladores desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design

 

interno e externo dos veículos. Primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX, as ferramentas garantem que o olhar de experiência do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento.

 

O desafio é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança, como é na vida real.

 

Inteligência artificial

 

O novo laboratório, designers e pesquisadores trabalham juntos, tornando o ciclo de desenho dos carros mais ágil e eficiente. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizada aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de inteligência artificial.

 

Tudo é sob medida para que os testes de usabilidade dos quadros de instrumentos e dos sistemas de infotainment ocorram no ambiente mais próximo ao real. Outra ferramenta do UX Lab é o simulador de realidade virtual, para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas.

 

Áreas integradas

 

Além do UX Lab, o novo Design Center da FCA conta com uma nova sala virtual, que tem como diferencial o projetor laser, de tecnologia avançada, resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão.

 

Com o novo equipamento, são projetados em excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade. Integrado a esse espaço está o showroom, onde ocorrem as apresentações das várias fases dos projetos em desenvolvimento até a aprovação final.

 

Segurança a toda prova

 

Outra grande iniciativa em prol da segurança veicular foi o investimento no novo Centro de Segurança Veicular, ou Safety Center, também construído nas instalações do Polo Automotivo da Fiat, em Betim, Minas Gerais.

 

O aporte de cerca de R$ 40 milhões de reais possibilita que a FCA, Fiat Chrysler Automobile, passe a ser autossuficiente para capacitação e validação em testes de segurança em seus futuros projetos no Brasil e em outras fábricas da montadora no exterior.

 

Pioneiro

 

O centro de testes de impacto é o primeiro da FCA na América Latina e o terceiro no mundo, ocupa uma área de 7,6 mil metros quadrados dentro da fábrica em Betim e conta com o trabalho dedicado de 50 engenheiros.

 

Este trabalho teve início em 2003 e este novo laboratório completa o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, onde a Fiat projeta, no Brasil, a maioria dos carros produzidos para nosso mercado.

 

Das telas para a realidade

 

Outro aspecto importante do novo centro é que ele está interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo.

 

O auxílio da realidade virtual, por exemplo, faz com que o desenvolvimento de veículos ganhe em precisão e economia com protótipos, já que só é produzido um modelo real depois de complexas análises em 3D. Assim, o carro físico já vai para os testes com todo a retaguarda da engenharia e maturidade adquiridas no processo, o que reduz muito a quantidade de ajustes a se fazer. (O Tempo/Raimundo Couto)