Mercedes-Benz é a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova com startups no Brasil

Diário do Transporte

 

Conforme resultado anunciado ontem, 26 de agosto, durante a 12ª edição do “Open Innovation Week”, a Mercedes-Benz é a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova com startups no País. Com isso, ganhou destaque no ranking “Top 100 Open Corps”, sendo a primeira colocada entre as empresas do segmento de veículos comerciais pesados. Esse reconhecimento parte de indicações e pontuações das próprias startups.

 

Visando encontrar no mercado soluções inovadoras, assertivas e que tragam resultados rápidos para a Empresa e para os clientes, a Mercedes-Benz do Brasil vem intensificando parcerias com startups que estejam ligadas ao mundo corporativo e ao ecossistema de transporte. Entre os exemplos concretos e já em prática se destacam o caminhão com direção autônoma desenvolvido juntamente com a Grunner e a fazenda urbana da BeGreen, montada dentro da própria fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Além dessas inovações, a marca lançou recentemente, em conjunto com a Mobiauto, o Showroom Virtual Star Online, primeira plataforma online para vendas de veículos comerciais, peças e serviços do mercado.

 

“Sozinhos não vamos a lugar nenhum. Enquanto internamente nossos colaboradores seguem buscando sempre novas soluções a cada dia para os clientes da marca, bem como para o mercado e todo o ecossistema de transporte, também olhamos com atenção para o que se produz do lado de fora”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse sentido, as startups nos trazem ideias e projetos interessantes, criativos, eficazes e de rápida aplicação, com uma perspectiva de visão diferente e que pode agregar muito a nossos produtos, serviços e negócios. Por isso, estamos abertos às inovações, sabendo que esse compromisso gera melhorias no transporte, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, sustentabilidade ambiental e à sociedade como um todo. Inclusive, criamos uma plataforma online para que todos possam nos mandar sugestões, onde quer que estejam – www.movemosomundo.com.vc. Afinal, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”.

 

Mercedes-Benz é parceira na aceleração de startups

 

Há cinco anos, a Mercedes-Benz é parceira da Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups e grandes empresas no Brasil. São 30 corporações participantes, com mais de 240 startups envolvidas em mais de 35 ciclos de aceleração.

 

A participação da Empresa ganha evidência nas atividades da Liga AutoTech, plataforma de inovação aberta que prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto com grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração e outros canais de inovação aberta, a Mercedes-Benz criou ações com parceiros como a Quattro, JettaCargo, Engage, GAV, DriveOn e Milênio, entre outras.

 

Sobre a Open Innovation Week e o ranking Top 100 Open Corps

 

Lançada no Brasil em 2018, a Open Innovation Week – realizada este mês em formato digital – é o encontro responsável pela evolução do conceito de open innovation no Brasil. Durante estes anos, o evento trouxe os mais relevantes debates, aplicações práticas, modelos de capacitação de gestores e validação de métodos, tornando-se ponto de encontro da academia, indústria e startups.

 

A Open Innovation Week reúne corporações líderes, startups atraentes, cientistas das principais instituições de pesquisa, investidores qualificados e especialistas para uma verdadeira experiência de inovação aberta.

 

Realizado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups é referência para o mercado e utiliza critérios objetivos, vinculados estritamente com as relações de negócio estabelecidas entre startups e grandes empresas. Esse ranking é formado pelas empresas líderes mais engajadas na transformação da realidade. Na edição deste ano, foram mais de 12.400 acordos de negócio registrados. Dentre as 2.808 corporações participantes, 1.635 declararam relacionamentos válidos com startups. O crescimento em 2020 triplicou em relação à edição anterior, o que evidencia o amadurecimento de todo o ecossistema.

 

Como uma das 100 empresas protagonistas do ecossistema de inovação brasileiro, as conquistas da Mercedes-Benz são parte do desenvolvimento desse ecossistema. (Diário do Transporte)