Karvi investe agora na venda online de veículos usados

AutoIndústria

 

Ainda que ao longo do ano o mercado tenha recuado para 5,7 milhões de unidades, perto de 30% de queda, a Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, acredita que os negócios de veículos usados retornarão aos níveis pré-pandemia já este mês. Em julho, o setor comercializou pouco mais de 1,1 milhão de veículos, 52,1% a mais do que em junho.

 

Essa reação dos usados – mais rápida do que a das vendas dos automóveis novos – junto com o crescimento das negociações online têm chamado a atenção de várias empresas para esse mercado. Já são várias iniciativas que resultaram em fortes investimentos no ambiente digital e que hoje respondem pela maioria das transações, seja entre revendedores, seja entre eles e o consumidor final.

 

A mais recente investida no segmento de usados é a Karvi, plataforma criada há apenas dois anos e que já vinha atuando no mercado de novos desde o primeiro trimestre.

 

Com investimento agora da ordem de R$ 18 milhões, a startup argentina tem a ambição de “se transformar na primeira opção de compra digital de carros novos e usados dos brasileiros”, segundo Matías Fernández Barrio, CEO e cofundador da Karvi.

 

A Karvi aportou por aqui em março por meio de parceria com a Auto Avaliar, empresa brasileira de gestão estoque e de vendas de veículos usados e centrada em transações B2B. Para esse primeiro passo, o fundo inglês Pelham Capital LTD e outros investidores teriam desembolsado cerca de US$ 4,5 milhões, 80% dos recursos direcionados para o Brasil.

 

As medidas de restrições de circulação e isolamento social favoreceram o início da operação e aceleraram os acessos à plataforma nesses cinco meses a ponto de deflagar o segundo passo no País. A Karvi já está presente em quase todos os estados e acumula estoques e informações de automóveis de mais de 1 mil revendas cadastradas, quase um quarto de todas as lojas espalhadas por todo o Brasil.

 

Ainda assim, Barrio não esconde que o atual leque de serviços é apenas uma parte do que a startup pretende oferecer aos consumidores nos próximos anos.

 

“Meu sonho é que o cliente compre na Karvi e, daqui a três anos, venda o carro dentro da plataforma. Ou seja, queremos que a relação com o cliente seja de longo prazo”, afirma o executivo, que já trabalha em programas de fidelidade, financiamento, seguros e garantia de devolução sem custo adicional em até 7 dias para carros usados. (AutoIndústria)