ANTT discute revisão na tabela de fretes mínimos

Frota & Cia

 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, deliberou no último mês pela alteração de regras gerais, metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos na tabela de frete. Dessa forma, a mudança faz referência ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário de cargas, por eixo carregado.

 

De acordo com o presidente do SETCOM, Éderson Vendrame, está se tentando fazer um estudo técnico, baseado em dados sobre o valor do piso mínimo. Segundo Vendrame, são visíveis inconsistências na tabela. Além disso, o mercado não tem praticado a tabela nos atuais valores. “Vemos inconsistência na tabela em relação ao valor. Essa tabela, na prática, não está sendo praticada pelos embarcadores”, comenta.

 

A nova tabela de frete, trouxe valores menores que os anteriores. A atualização, a cargo da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

 

A justificativa para a redução, segundo a ANTT, foi a queda do preço do diesel. De acordo com a agência, o valor do frete pode mudar se houver variações no valor do combustível em intervalos inferiores a 30 dias. (Frota & Cia/André Garcia)