Motor 1
O mercado chinês continua mostrando forte poder de reação. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do país, o maior mercado mundial encerrou o mês de julho com pouco mais de 2,1 milhões de veículos novos comercializados, um crescimento de 16,4% frente ao mesmo período de 2019 – este foi o quarto mês consecutivo em alta.
O acumulado de 2020 (12,3 mi), no entanto, ainda é 11,8% inferior ao registrado entre janeiro e julho do ano passado. Líder entre as montadoras, a VW (214.373) foi a única do top 10 em baixa (-6,1%). Destaque para a briga acirrada entre Toyota (151.952) e Honda (150.895) pelo segundo lugar e pelas três premium alemãs – Audi (65.008), BMW (61.205) e Mercedes (59.544) – no top 10.
O novo Sentra foi novamente a grande atração entre os modelos. Por lá chamado de Sylphy, o modelo emplacou 45.027 unidades, pouco mais de 9 mil unidades à frente do VW Lavida (35.997), e chegou a seis meses de liderança no ano – a única exceção foi em março. No acumulado, o sedã já abriu vantagem superior a 45 mil unidades a segue firme para sua primeira posição de honra anual.
Falando em sedãs, o segmento continua mostrando toda a sua força por lá, com sete modelos no top 10 – além dos dois primeiros colocados, ainda tivemos o Toyota Corolla (32.184) no pódio, o Honda Civic (26.240) em 5º, o VW Bora (21.947) em 6º, o VW Sagitar (21.393) em 7º e o Toyota Levin (20.186) em 10º.
As únicas exceções foram a minivan Wulling Hongguang (26.792) em 4º e os SUVs Haval H6 (23.723) e ChangAn CS75 (21.358), 6º e 9º colocados, respectivamente. Representante do segmento, o Toyota RAV4 (19.181), 13º, registrou seu recorde de vendas, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Na faixa premium, a liderança desta vez coube ao BMW Série 5 L (18.055), 16º. (Motor 1/Thiago Parísio)