Em assembleia virtual, trabalhadores da GM em São José votam PDV e novo lay-off

Diário de Jacareí

 

Os metalúrgicos da General Motors decidirão, na próxima semana, se aceitam a abertura de Plano de Demissão Voluntária (PDV) e extensão do lay-off na fábrica de São José dos Campos. A votação virtual, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, começa às 8h de segunda-feira (24) e termina às 16h de terça (25).

 

De acordo com a entidade, o Sindicato vem negociando com a GM medidas para preservação de empregos na fábrica e defende a adoção de estabilidade para todos os trabalhadores. “As negociações são em virtude dos planos da montadora em realizar demissões em consequência da pandemia”, afirma em nota.

 

De acordo com a proposta apresentada pela montadora, o PDV será aberto a trabalhadores de todas as áreas. Aqueles que aderirem receberão salários adicionais, extensão do convênio médico e um carro Onix Joy Black. Os benefícios variam de acordo com o tempo de fábrica de cada trabalhador.

 

Lay-off

 

Também será colocada em votação a possibilidade de extensão do lay-off, que entrou em vigor em 13 de abril e terminaria no dia 12 de setembro.  A GM quer estender o programa por mais dois meses (outubro e novembro), com 100% do salário líquido (R$ 1.813 pagos pelo governo e o complemento pago pela empresa).

 

Se após esse período o mercado automotivo não reagir, haveria a prorrogação do lay-off por mais cinco meses. Neste caso, a GM arcaria com a íntegra do salário líquido.

 

Atualmente, cerca de 1,1 mil trabalhadores estão em lay-off e 2,5 mil estão na fábrica. A planta de São José dos Campos produz os modelos S10 e Trailblazer. (Diário de Jacareí)