Nissan acelera presença no mercado automotivo da região Norte

Conexão Tocantins

 

A Nissan do Brasil vem acelerando sua presença no mercado automotivo do Norte do País. Com 10 concessionárias espalhadas por sete estados, a marca japonesa vem crescendo com consistência na região, que é considerada de grande potencial e ainda de muitas oportunidades para a empresa. No ano scal 2019 (de abril de 2019 a março de 2020), as vendas da Nissan cresceram 55% em relação ao ano anterior. Já a participação de mercado da marca foi de 2,8% neste período, 0,8 ponto percentual a mais do que em 2018.

 

A Nissan avança na região independentemente das características e peculiaridades de cada mercado local. Por Estado, é possível destacar, por exemplo, desempenhos marcantes no ano scal 2019, como:

 

  • Acre: Crescimento de 279% do volume de vendas em 2019 em comparação ao ano anterior, com recorde de vendas do Nissan Kicks e da atual geração da picape Nissan Frontier
  • Amapá: Aumento de 27% do volume de vendas do ano passado em relação a 2018 e recorde de vendas da nova Nissan Frontier
  • Amazonas: Volume de vendas 43% maior no ano de 2019 versus 2018. Nissan Kicks e a nova Nissan Frontier bateram seus recordes de vendas no ano passado
  • Pará: Crescimento de 61% do volume de vendas em 2019 em relação a 2019 com recorde de vendas da Nissan Frontier e do Nissan Kicks
  • Rondônia: A Nissan registrou um crescimento de155% no volume de vendas no estado em 2019 em comparação ao ano de 2018. Recorde de vendas da atual geração da Nissan Frontier e do Nissan Kicks
  • Roraima: Aumento de 6% nas vendas em 2019 em relação a 2018, com recorde de vendas do Nissan Kicks, que teve uma evolução de 50% das vendas no ano passado
  • Tocantins: Recorde histórico de participação de mercado (3,4%) e crescimento de 46% do volume de vendas em 2019 em comparação ao ano anterior. A nova picape Nissan Frontier e o Nissan Kicks bateram seus recordes de vendas

 

As cinco principais cidades da região em termos de vendas gerais da Nissan são Manaus, Belém, Ananindeua, Macapá e Porto Velho.

 

Frontier e Kicks aceleram na região

 

Este forte desempenho da marca japonesa é resultado do sucesso do Nissan Kicks e da Nissan Frontier no Norte do Brasil. A atual geração da picape, que atualmente é fabricada em Córdoba, na Argentina, tem registrado uma grande evolução em sua participação de mercado na região. Passou de 2,1%, na época de seu lançamento, em março de 2017, para a atual participação de 3,9%, registrada no ano passado (chegou a 5% nestes meses de 2020). No Amazonas, Pará e Tocantins, a picape vai além e supera esta média de participação em seu segmento. É no estado do Pará onde o modelo tem a maior participação da região (chegou a 7,7% neste ano).

 

O Nissan Kicks também registra crescimento de vendas constante desde o seu lançamento em 2016 e bateu seu recorde de vendas na região. Com isso, a participação de mercado do crossover no Norte passou de 7,3%, em 2016, para 11,9%, no ano passado. Em estados como Amazonas e Roraima, o Nissan Kicks registrou participações acima desta média, com 16,9% e 16,2%, respectivamente.

 

Compromisso com o cliente e a segurança

 

A Nissan vem monitorando constantemente a situação da pandemia de covid-19 no Brasil e tomando ações visando preservar a saúde de seus funcionários e familiares. Por isso, manteve a sua produção interrompida por três meses e só retomou a fabricação de veículos no seu Complexo Industrial de Resende (RJ) no dia 24 de junho. Para tanto, a fabricante japonesa implementou uma série de protocolos de saúde e segurança com base nas recomendações das autoridades sanitárias.

 

Do ponto de vista dos consumidores, por conta do momento desafiador devido à pandemia, a Nissan lançou uma campanha inédita chamada “Compromisso Nissan”, que tem como foco oferecer toda a proteção e tranquilidade necessárias aos clientes. Entre as principais ações está a possibilidade de o consumidor ter um Nissan 0 KM e não pagar as 12 primeiras parcelas do carro, além de ter a 1ª revisão também grátis. Além disso, a fabricante está flexibilizando os prazos de revisão dos veículos.

 

Para garantir a saúde de quem quer ou precisar ir a uma de suas concessionárias, desde junho, a Nissan implementou em sua rede o selo Limpo e Seguro, um programa de certificação, com a padronização das medidas de segurança e higiene. Entre as medidas adotadas estão o controle de temperatura, uso de máscara e luvas pelos funcionários das lojas, distanciamento das estações de atendimento e higienização dos carros e dos espaços físicos. As 10 concessionárias da Nissan na região Norte já receberam o selo Limpo e Seguro.

 

Nissan no Brasil

 

A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 180 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores exfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil. (Conexão Tocantins)