Dicas: Veículos de motoristas profissionais precisam de bateria mais potente

Revista Torque

 

Os motoristas que utilizam os seus veículos para serviços profissionais, como de entregas e transportes de passageiros, precisam ficar atentos à bateria. O excesso de partidas, acessórios eletrônicos ligados por longos períodos e o fato de o motor funcionar por muito tempo, são situações que demandam uma bateria com tecnologia mais robusta, como o modelo EFB, que suporta uma maior demanda elétrica.

 

Segundo Adelmo Leite, coordenador da Assistência Técnica da Clarios, fabricante das baterias Heliar, a vida útil de uma bateria SLI, a convencional, pode ser reduzida se aplicada em veículos de uso profissional. “As baterias SLI não estão preparadas para descargas profundas e recargas com correntes altas repetidas vezes. Este fato provoca um superaquecimento, evaporando o líquido interno e danificando as placas”, afirma.

 

Portanto, as baterias EFB (da sigla em inglês Enhanced Flooded Battery, em português Baterias Convencionais Melhoradas) são as mais indicadas para esse tipo de uso. A EFB é a evolução das baterias SLI (convencionais), por isso é utilizada em automóveis que precisam de maior eficiência elétrica para dar várias partidas ao longo do mesmo trajeto. Os veículos com sistema Start-Stop simples ou com alternadores inteligentes também contam com esse modelo de bateria.

 

Dicas para evitar problemas com a bateria:

 

  • Nunca utilizar a bateria solta. É necessário fixá-la na estrutura do veículo
  • Não instalar equipamentos elétricos diretamente na bateria. Eles devem ser instalados no pós chave;
  • Manter os conectores limpos e bem fixados;
  • Manter a proteção original do compartimento que envolve a bateria no veículo, pois ela impede que a bateria receba diretamente o calor do motor;
  • Verificar periodicamente o funcionamento do alternador. (Revista Torque)