Mecânica automotiva: boa aposta para trabalhar na indústria do futuro

Portal G1/Sistema Fiep

 

Até 2023, a taxa de crescimento das vagas para técnicos em mecânica veicular será de 19,9%. É o que aponta o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, estudo realizado pelo Senai nacional. O levantamento deixa nítida a relação entre a transformação digital na indústria automotiva e a demanda por mão de obra especializada. “Essa oferta se concentra na especialização voltada à manutenção da nova frota de veículos, que vem com mais tecnologia embarcada. Há, também, o surgimento de uma série de produtos e serviços de mobilidade, que vão exigir investimentos em tecnologia para atender o novo cliente”, explica Adilson Torquetto, especialista em mecânica automotiva do Sistema Fiep no Senai do Boqueirão, em Curitiba.

 

Um dos objetivos do Mapa do Trabalho Industrial é estruturar a oferta de cursos direcionados à realidade dos negócios. O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, já está capacitando profissionais para as novas ocupações da indústria automotiva. Por meio de cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento, a instituição oferece formação rápida para o desenvolvimento da carreira ou a recolocação no mercado de trabalho.

 

Um bom momento para se preparar

 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou, em 2019, que entre 31% e 50% das indústrias automotivas vão criar vagas ligadas à transformação tecnológica. “As demandas futuras estão sobretudo nas plataformas digitais (internet das coisas), que permitem a interação veículo/mundo sem esquecer a segurança. Esses itens serão decisórios na hora da compra, por isso as empresas estão investindo em capacitação”, destaca Adilson.

 

O especialista do Sistema Fiep lista outras mudanças que já podem ser percebidas, como o crescimento do mercado de veículos híbridos e elétricos. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas no primeiro semestre de 2020 cresceram 221% em comparação ao mesmo período de 2019. “Neste momento, temos muitas indefinições quanto aos veículos elétricos, autônomos, compartilhados e conectados. A única certeza é que o técnico em manutenção automotiva não vai desaparecer. Ele terá que se adaptar às novas tecnologias e ter uma atuação mais abrangente”, diz Adilson.

 

Aulas on-line garantem aprendizado

 

Como todos os setores industriais, o automotivo também está se reinventando em meio à pandemia. Além das inovações na manufatura, o processo de venda deve ganhar agilidade. Uma das possibilidades é que o test-drive realizado por meio de aplicativos, complementado por compras on-line, o que vai exigir ainda mais controle no processo fabril. “O profissional de manutenção automotiva deve ter sua capacitação voltada às novidades que o mundo e o mercado exigem. A preparação faz toda a diferença, pois as mudanças têm acontecido de forma muito rápida”, complementa Adilson.

 

Durante a pandemia, o Sistema Fiep mantém a oferta regular de cursos de qualificação, capacitação, nível técnico e superior por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Com aulas on-line ao vivo e gravadas, material de apoio, acompanhamento do corpo docente e avaliações periódicas, os cursos na área de Mecânica Automotiva do Senai no Paraná têm um grande diferencial: a proximidade com as indústrias paranaenses. “Temos parcerias com as principais montadoras e uma infraestrutura de oficinas com equipamentos e veículos modernos para oferecer o conteúdo prático com agilidade e dinamismo, garantindo a formação completa dos nossos alunos”, destaca o especialista.

 

Neste momento, todas as unidades de ensino do Sistema Fiep estão ofertando cursos a distância. O calendário foi adaptado para contemplar o conteúdo teórico durante o período de distanciamento social. Quando forem definidas novas regras para as aulas presenciais, elas serão focadas no conteúdo prático. Mais informações sobre os cursos na área de Mecânica Automotiva podem ser obtidas no site do Sistema Fiep. (Portal G1/Sistema Fiep)