Indústria automotiva demitiu 3,1 mil neste ano

Diário do Transporte

 

A indústria automotiva, incluindo todos os segmentos, desde veículos leves aos caminhões e ônibus, demitiu neste ano em torno de 3,1 mil trabalhadores (janeiro a julho).

 

O dado faz parte do levantamento mensal da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulgado nesta semana.

 

Somente no mês de julho foram 1,5 mil cortes de empregos.

 

O acumulado considera as 747 demissões pela Renault, no Paraná, mas o sindicato dos metalúrgicos conseguiu reverter os cortes na Justiça. A montadora pode recorrer.

 

A maior parte das demissões em todos os segmentos ocorreu em julho, mês que a indústria começou a registrar uma reação do mercado em relação a junho. Mas, no acumulado do ano, a produção de veículos automotores registra queda de 48,9% em relação a janeiro-julho de 2019, chegando neste ano a aproximadamente 900 mil unidades.

 

Como mostrou o Diário do Transporte nesta semana, o mercado de ônibus, um dos indicadores do nível de atividade econômica das cidades, esboça uma reação, mas, no acumulado do ano, houve uma queda de 38,9% na produção de coletivos no Brasil.

 

A indústria automotiva no Brasil emprega em torno de 120 mil pessoas de forma direta. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)