Venda de combustíveis melhora, mas semestre fecha negativo

Frota & Cia

 

As vendas de combustíveis pelas distribuidoras do Brasil tiveram nova melhora mensal em junho. No entanto, ainda assim terminaram o primeiro semestre de 2020 com queda acumulada de 8,7% em relação a igual período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

A comercialização total dos produtos em junho atingiu 10,2 bilhões de litros, alta de 7,17% na comparação com o mês anterior. Entretanto, queda de cerca de 8% ante mesmo mês de 2019.

 

O resultado mensal é o mais alto desde março. Em abril, quando o país teve o pior resultado do ano em vendas, com 8,87 bilhões de litros, as medidas de isolamento social para contenção da Covid-19 tiveram seu ápice no país. Assim, a restrição às circulações gerando uma derrocada no consumo de combustíveis.

 

Por outro lado, o dado representa o menor nível para um mês de junho desde 2010, ainda impactado pelos efeitos da pandemia. No semestre, as vendas totalizaram 61,6 bilhões de litros. (Frota & Cia/André Garcia)