Por que é importante atender ao recall do seu carro?

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Um recall acontece quando uma montadora identifica um defeito de fabricação em um ou mais modelos e realiza uma “chamada” para efetuar a troca da peça danificada ou o reparo do problema. Apesar de ser de extrema importância, muitas pessoas ainda ignoram o procedimento, colocando a sua vida e a de outros em risco.

 

O iCarros conversou com Vinicius Mello, CEO do Papa Recall, aplicativo que notifica os motoristas dos recalls de seus automóveis, para entender um pouco mais da importância de atender aos chamados das montadoras.

 

1 – Segurança no trânsito

Um veículo com defeitos de fábrica coloca em risco a segurança do motorista, passageiros e outras pessoas que estejam próximas. “Um carro em circulação que tenha defeito de fábrica é praticamente uma bomba-relógio que pode trazer graves consequências”, conta Mello. Para evitar que isso aconteça, o ideal é que o recall seja atendido o quanto antes.

 

2 – Preservação do bem

No Brasil, é comum que os proprietários fiquem com o mesmo carro durante muitos anos, mesmo sendo um bem que se desvaloriza com o passar do tempo. Veículos que passam por recall têm seu defeito consertado pela própria fabricante, o que evita a desvalorização na hora de vender o automóvel e mantém a manutenção em dia.

 

3 – Direito do motorista

O defeito que resulta em um recall não é decorrente de uso ou da idade do veículo e, portanto, se torna um direito garantido pela lei brasileira. O procedimento não pode ser cobrado do proprietário, que tem como única obrigação levar o carro até a concessionária.

 

4 – Desenvolver o hábito de manutenção do veículo

Realizar a manutenção preventiva e revisões do veículo dentro do prazo estipulado é tão importante quanto atender a um recall, que pode ser o ponto de partida para que os brasileiros desenvolvam este hábito.

 

“As pessoas precisam entender a importância de levar o veículo à oficina no momento certo e seguir o manual do fabricante, ao invés de se preocupar apenas quando o problema já aconteceu”, completa o executivo. (iCarros/Luiza Martinelli Rossi)