Hyundai, a montadora se difunde cada vez mais no país

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Em meio à crise econômica mundial, temos buscado métodos que, cada vez mais, valorizem nosso dinheiro, por meio de aquisições que definitivamente apresentem um valor agregado ao benefício.

 

Por isso, é natural que o consumidor adote uma conduta muito mais cautelosa e observadora no mercado, com o objetivo de reconhecer produtos e serviços que ofereçam soluções ao seu cotidiano e supram suas carências, de maneira que a sensação de despesa não fique tão evidente.

 

Embora trate-se de uma despesa, temos o hábito de valorizarmos as vantagens da compra em relação ao custo aplicado na operação, uma vez que nos sentimos impactados pela aquela oferta e, através da sua aquisição, projetamos mudanças com a sua influência.

 

Diante do interesse da compra de um veículo, especialmente, o consumidor costuma se comportar dessa maneira, agindo com prudência e considerando diversos modelos de marcas variadas que são disponibilizados no mercado, filtrando seus desejos e descartando os veículos que não podem viabiliza-los, atribuindo somente a um modelo o papel de proporcionar uma condução condizente com seus planos. E, muitas vezes, o público do setor automotivo tem optado pela por um veículo da Hyundai, na busca pela tecnologia aliada à inovação.

 

Isto porque, conforme a montadora sul-coreana foi adquirindo notoriedade no Brasil, os amantes do automobilismo passaram a explorar toda a oferta disponibilizada por suas concessionárias e, com isso, sentiram-se cativados pelos modelos importados. Porém, engana-se quem imagina que o crescimento da Hyundai no país ocorreu de um dia para o outro.

 

Lidando com um rótulo que, quase sempre, associava a fabricante aos modelos SUV, dado o sucesso do Tucson no Brasil, a perspectiva alterou-se em meados de 2012 quando, finalmente, sua primeira fábrica foi inaugurada no país, localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo. Neste período, os encarregados pelo planejamento estratégico da marca no país identificaram a necessidade de uma oferta popular e acessível ser estabelecida do Brasil, visando uma expansão ainda mais acentuada da Hyundai em âmbito nacional.

 

Hb20 e i30: Os dois diamantes lapidados pela Hyundai no Brasil

 

Ideia essa que, através do desenvolvimento do Hyundai Hb20, consolidou-se, finalmente se adequando ao momento do mercado que, na época, sinalizava positivamente sobre a inclinação das classes sociais não tão favorecidas economicamente adquirirem veículos. Outro elemento que contribuiu efetivamente para o alavancamento da fabricante sul-coreana no país esteve associado ao reconhecimento da marca, na medida que a Hyundai foi uma das empresas que mais destinou recursos à publicidade em todo o setor automotivo, evidenciando o quão disposta a montadora estava em disseminar seus veículos no Brasil.

 

Diferentemente do Hb20, o Hyundai i30, cujo desenvolvimento se iniciou em 2009, posicionou-se mediante o consumidor brasileiro de maneira mais limitada, levando-se em conta o preço mais elevado que credenciava-o como um veículo mais voltado à classe média-alta. Mesmo assim, o modelo registra números expressivos de vendas, responsáveis por apontar que a fabricante possui grande versatilidade em produzir automóveis com características, preços e design distintos, destinados às mais variadas demandas.

 

De acordo com o ranking de vendas de 2019, a Hyundai ficou em sétima colocada, totalizando 207.656 unidades comercializadas, prevalecendo-se sobre fabricantes tradicionais e com mais tempo inseridas no mercado nacional, como a Honda, Peugeot e Citröen.

 

Em 2020, inclusive, as projeções otimistas da Hyundai puderam se concretizar de forma ainda mais surpreendente, respaldadas por um índice que, em meio à pandemia, contemplou o HB20 como o modelo mais comercializado de abril, abrangendo mais de 1,6 mil vendas, enquanto seu principal concorrente Ônix, alcançou pouco mais de 500 unidades comercializadas.

 

Como o conforto, desempenho, segurança, bem-estar, tecnologia e inovação tornaram-se a prioridade do consumidor do mercado automotivo, de fato não parece ser inesperado o avanço da Hyundai no Brasil. (Portal Itnet)