Diário do Transporte
A BYD Europe e a ADL (Alexander Dennis Limited) anunciaram nesta segunda-feira, 13 de julho de 2020, que entregaram juntas 29 ônibus elétricos de dois andares para uma operadora do Reino Unido.
Os veículos são de modelo BYD ADL Enviro400EV e foram entregues para a empresa National Express West Midlands, de acordo com as fabricantes. Na garagem, eles são carregados com energia renovável, por meio de um sistema de bateria estacionária utilizado para equilibrar a carga na rede elétrica.
A entrega é resultado da parceria entre BYD, que é líder mundial em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica com a ADL, que é subsidiária do NFI Group Inc., fabricante global de ônibus.
Os ônibus possuem 10,9 metros de comprimento e foram desenvolvidos com base no padrão “Platinum” da empresa National Express. Os veículos possuem 65 lugares para passageiros sentados, com espaço extra para as pernas.
Além disso, os ônibus possuem um sistema de bomba de calor, com o objetivo de garantir que a energia para aquecimento do salão seja fornecida por meio das baterias principais, sem impacto na autonomia.
Os primeiros 19 ônibus BYD ADL Enviro400EV entraram em operação na cidade e distrito metropolitano de Birmingham. Por sua vez, os outros 10 serão colocados para circular na cidade de Covêntria no outono.
Para auxiliar no investimento para a compra houve o apoio de 3 milhões de libras, doados por meio da Política de Veículos com Baixa Emissão de Poluentes do Reino Unido. O BYD ADL Enviro400EV possui zero emissões de poluentes e foi lançado há pouco mais de um ano. (Diário do Transporte/Jessica Marques)