Daimler inicia vendas do primeiro ônibus articulado totalmente elétrico da Mercedes-Benz

Diário do Transporte

 

O Grupo Daimler informou que o ônibus articulado com propulsão elétrica eCitaro G já chegou ao mercado europeu. O veículo vem para aumentar o portfólio da linha Citaro Mercedes-Benz.

 

O modelo é o primeiro ônibus articulado totalmente elétrico da Mercedes-Benz. Dependendo da versão, o veículo consegue transportar até 146 passageiros, segundo a fabricante.

 

“Estou muito satisfeito em ver que o nosso eCitaro Mercedes-Benz se estabeleceu muito bem desde seu lançamento no mercado. Isso demonstra que estamos no caminho certo, oferecendo veículos que a sociedade deseja. Com a versão articulada, estamos dando continuidade, de maneira consistente, à eletrificação dos ônibus urbanos. Ao fazer isso, estamos estabelecendo a rota para o transporte urbano de passageiros sustentável e eficiente”, disse Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses, em nota.

 

Conforme informado em nota, já há encomendas de mais de 60 unidades do eCitaro G. As primeiras entregas estão previstas para ocorrer ainda neste ano, mas as empresas que compraram os veículos não foram reveladas.

 

“Este é mais um passo importante rumo a cidades ecologicamente amigáveis, assegurando mais qualidade de vida à população. Com esse articulado, a Mercedes-Benz está expandindo ainda mais seu papel de pioneirismo em tecnologia: ele é o primeiro de sua categoria a ser equipado com as inovadoras baterias de estado sólido”, informou o Grupo Daimler, em nota.

 

Tecnologia

 

Também conforme informado à imprensa nesta segunda-feira, o eCitaro G da Mercedes-Benz chega ao mercado com baterias de lítio-íon. Além disso, está previsto que a Mercedes-Benz vai aumentar o desempenho do eCitaro G ainda este ano.

 

Com a mudança, a fabricante vai adotar uma nova geração de baterias de lítio-íon que aumentará consideravelmente a capacidade de 292 kWh para até 396 kWh. Assim, o ônibus articulado ganhará ainda mais autonomia.

 

“Ao mesmo tempo, o eCitaro G está começando um novo capítulo com as inovadoras baterias de estado sólido, que serão disponíveis opcionalmente. Elas se caracterizam pela alta densidade de energia e uma vida útil especialmente longa. Equipado com sete conjuntos de baterias, o eCitaro G oferece uma capacidade total de 441 kWh, garantindo, assim, uma autonomia adequada para operações de ônibus urbanos”, detalhou o grupo, em nota.

 

Em 2018, a Daimler Buses apresentou o eCitaro, um ônibus com propulsão totalmente elétrica para serviços regulares. Hoje, o eCitaro elétrico a bateria é um veículo produzido na fábrica da Empresa em Mannheim, na Alemanha, e já existem centenas em operação regular em várias cidades europeias. (Diário do Transporte/Jessica Marques)