VWCO entrega 146 ônibus ao Caminho da Escola em porto Velho

PlanetCarsZ

 

A VW Caminhões e Ônibus acaba de entregar 146 novos ônibus ao programa Caminho da Escola para a Prefeitura de Porto Velho, em Rondônia. Os veículos fazem parte da licitação conquistada pela montadora para venda de 3.600 Volksbus a prefeituras e Estados em todo o Brasil. Toda a frota é composta pelos Volksbus 15.190 ODR ORE3 (Ônibus Rural Escolar), com capacidade para atender a 59 alunos. Cerca de 5.300 estudantes, de quarenta escolas diferentes, poderão utilizar o transporte em rotas rurais. As entregas foram feitas pela concessionária VW Buriti Caminhões e Ônibus.

 

“Embora as aulas presenciais não estejam ocorrendo, a prefeitura manteve os investimentos nas aquisições e seguimos fazendo as entregas com sucesso. Continuamos recebendo as adesões ao programa e os contratos assinados que firmam o pedido de compra e nos autorizam a entrega dos ônibus. E com a retomada da nossa fábrica, estamos prontos para essa demanda”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

 

Além de 1.600 unidades do Volksbus 15.190 ODR ORE3, a VW Caminhões e Ônibus conquistou a licitação para venda de mais 1.600 unidades do Volksbus 8.160 ODR ORE1  e outras 400 unidades do Volksbus 8.160 OD ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível, que transporta 30 alunos), alcançando assim soma de 3.600 ônibus escolares que podem ser adquiridos até novembro.

 

Os chassis são produzidos no centro de desenvolvimento e manufatura da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), que retomou suas operações parcialmente em 27 de abril.

 

A VW Caminhões e Ônibus é líder absoluta no fornecimento de veículos, com mais de 20 mil unidades entregues para o transporte de estudantes nos pontos mais remotos do Brasil. O volume de entregas de ônibus Volkswagen passa da metade do total de entregas em toda a história do programa, criado há doze anos. Não à toa, há muitos números a comemorar: mais de 1 milhão de estudantes já andaram de Volksbus em 5.226 municípios de todo o Brasil – quase a totalidade de cidades brasileiras conta com pelo menos um ônibus Volkswagen como aliado da educação.

 

Suspensão elevada, que tornou os veículos mais altos para passar por aclives e declives com mais facilidade, é apenas um dos itens de sucesso para a robustez dos ônibus rurais Volkswagen destinados ao Caminho da Escola. Acessibilidade é outro ponto de destaque: dispositivo de poltrona móvel (DPM) equipam 100% dos Volksbus para garantir a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.

 

Sob medida

 

Os veículos Volksbus 8.160 ODR foram concebidos sob medida para o programa Caminho da escola. O ORE 1 é fornecido com carroceria Neobus TH Way, tração 4×2. O modelo oferece acessibilidade, via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e tem capacidade para transportar 29 passageiros.

 

O modelo ORE 3 é o de maior capacidade, 59 pessoas, e fornecido com carroceria Marcopolo Sênior Escolar. Foi projetado para garantir maior conforto e segurança para os estudantes e manutenção mais fácil e menor custo operacional. O veículo tem tração 4×2 e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM).

 

Já o ORUNEA Piso Alto também tem carroceria Neobus TH Way, ar-condicionado, aquecimento, tração 4×2, acessibilidade via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e capacidade para transportar 30 alunos.

 

Especialização no transporte escolar

 

A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbana, na faixa de 8 a 15 toneladas. Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos contra esmagamento nas portas e ainda dispositivos de poltronas móveis (DPM) que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.

 

Operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar e aumenta a transparência das aquisições. (PlanetCarsZ)