Grupo Caoa retoma produção na fábrica de Anápolis

Diário do Poder

 

Após praticamente três meses parada por causa da pandemia do novo coronavírus, a fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO) retoma a produção. A montadora brasileira, que produz veículos da Hyundai e da Chery na planta goiana, havia suspendido as atividades em 23 de março e voltou na última segunda-feira (22).

 

Segundo o Grupo, neste retorno, a saúde e a segurança dos colaboradores estão entre os principais cuidados da montadora, que adotou medidas rígidas de prevenção para garantir o bem-estar de todos, conforme orientações das entidades de saúde.

 

Ainda de acordo com a empresa, desde o início eles estiveram 100% empenhados na contenção da propagação do Covid-19, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. O Grupo afirma que trabalhou junto aos fornecedores para minimizar os impactos na cadeia produtiva, sempre obedecendo os protocolos estabelecidos pelo governo.

 

“Nesse retorno, trabalhamos em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis e estamos seguindo todas as normas estipuladas pelas organizações de saúde, readequando nossa planta e, em muitos casos, tomando providências que extrapolam as recomendações de segurança”, aponta Mauro Correia, CEO da Caoa.

 

Para utilização do transporte fretado fornecido pela empresa será necessária a utilização de máscaras e a entrada no ônibus só será permitida após a medição de temperatura. Os veículos serão submetidos a um rígido protocolo de saneamento, sendo higienizados a cada viagem e tendo a quantidade de usuários reduzida para garantir o distanciamento necessário.

 

Entre os novos protocolos, está também a medição da temperatura antes do acesso dos colaboradores à fábrica e a entrega diária de máscaras protetivas, uma para cada parte da jornada, com especificações recomendadas pela Anvisa e o reforço na comunicação com os colaboradores, que receberão constantes orientações sobre segurança.

 

Os principais espaços de concentração e acesso à unidade de Anápolis receberam marcações para que sejam mantidas o distanciamento mínimo necessário, além disso, para atender às recomendações de saúde, higiene e segurança, foi disponibilizado álcool gel, estrategicamente distribuído em toda a fábrica.

 

Outras providências também foram tomadas com o reforço na higienização de áreas comuns e a readequação nas operações do restaurante da empresa para garantir o distanciamento mínimo entre cada colaborador durante as refeições.

 

Para isso houve a ampliação do número de espaços utilizados como refeitórios, novo layout na distribuição de mesas e cadeiras, além da instalação de placas divisórias nas mesas, promovendo também neste momento, maior segurança aos usuários. (Diário do Poder/Geison Guedes)