Motor 1/Automotive News
A Jaguar e a Land Rover estão trabalhando atualmente em vários modelos novos ou atualizados, incluindo as novas gerações dos sedãs XF e XJ, bem como o Discovery reestilizado. Tudo parecia estar indo bem mas, aparentemente, pode haver problemas financeiros dentro da montadora que podem forçá-la a repensar sua estratégia.
A fabricante britânica fará uma análise de mercado e tentará determinar se as vendas globais se recuperarão rapidamente do surto de coronavírus. Se as indicações não forem boas, ele decidirá se terá que cortar alguns modelos de sua linha.
“No caso da JLR, precisamos esperar mais algumas semanas para entender melhor isso”, disse PB Balaji, diretor financeiro da Tata Motors, proprietária da JLR, durante uma ligação com investidores em 15 de junho, respondendo ao anfitrião da conferência, Robin Zhou, da Bernstein Research. “Não queremos reagir às manchetes dos jornais para decidir a estratégia de longo prazo [porquê] a decisão nos impactará daqui a três a quatro anos”.
Acontece que alguns programas de desenvolvimento de modelos novos ou renovados já foram adiados como resultado da crise global da indústria automobilística. Nada foi cancelado ou alterado significativamente.
“Voltaremos a discutir mais para frente neste ano assim que descobrirmos a velocidade da construção e a acessibilidade da liquidez e o que isso significa para os programas em pausa”, disse Adrian Mardell, CFO da JLR, em uma chamada separada.
Um relatório do site Automotive News ainda afirma que o futuro da marca Jaguar está atualmente em revisão em um projeto que será supervisionado pelo chefe de marketing da empresa, Felix Braeutigam.
“Não é uma tarefa fácil. É uma marca muito renomada, mas em alguns mercados não é tão forte quanto deveria ser. A equipe está focada diretamente em qual é o posicionamento da marca Jaguar e como vamos torná-la mais nítida. E como garantiremos que o portfólio que temos esteja sincronizado com essa posição”, comentou Balaji. (Motor 1/Nicolas Tavares/Automotive News/Anthony Karr)