Construtora compra fábrica da Ford do ABC por R$ 550 milhões

AutoIndústria

 

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, SP, confirmou que a Construtora São José comprou o terreno que abrigou até o ano passado a fábrica da Ford na cidade. A empresa pretende viabilizar a instalação de uma montadora de veículos no local, afirma nota da Prefeitura.

 

Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, manteve reunião com representantes da construtora sediada em São Paulo e que pagou R$ 550 milhões pela área. Foi informado de que, caso não consiga atrair uma fabricante de veículos, o terreno de 1 milhão de metros quadrados e que abriga 500 mil metros de área construída pode ser ocupado por uma empresa do setor logístico.

 

O Plano Diretor da cidade determina que o espaço tem de ser utilizado para atividades industriais ou de logística. “Desde o anúncio da saída Ford, que foi de maneira repentina, buscamos por diversos mecanismos a preservação dos postos de trabalho. E, agora, com este negócio, acende uma esperança para a geração de empregos”, afirmou Morando em nota.

 

A Ford encerrou as atividades na planta em outubro de 2019, depois de 52 anos. A decisão resultou na dispensa de cerca de 2,8 mil trabalhadores e no fim da produção de caminhões – meses antes a empresa já encerrara a fabricação de automóveis.

 

A montadora, em nota, não confirmou a transação, mas admitiu que a Construtora São José é um dos potenciais compradores. Afirmou apenas: “Forneceremos informações adicionais quando avançarmos para uma decisão final sobre a venda da planta de São Bernardo do Campo”.

 

O Grupo Caoa, que já produz veículos Hyundai e Chery em Anápolis, GO, e Jacareí, SP, iniciou tratativas para comprar o complexo constituído a partir da década de 60. Ainda antes do fim do ano passado, porém, a empresa liderada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que pretendia fabricar veículos de uma terceira marca, desistiu do investimento. (AutoIndústria/George Guimarães)