Volkswagen Nivus começa a ser produzido em São Paulo

CarBlog

 

A Volkswagen do Brasil deu início na segunda-feira, dia 8, à produção na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, de seu mais novo veículo: o VW Nivus. O modelo desenvolvido no Brasil, será também produzido e comercializado no mercado europeu.

 

“Hoje damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo VW a desenvolver um projeto 100% digital. Com isso, diminuímos o tempo do projeto em 10 meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos”, enfatiza Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

 

A fábrica da Anchieta, que já produz o VW Polo e VW Virtus é a responsável por fabricar o VW Nivus a partir de hoje. Investimentos na linha de produção, que estão inseridos no ciclo de R$ 7 bilhões já anunciados.

 

No Laboratório de Protótipo Virtual, localizado na fábrica VW Anchieta, é utilizada tecnologiapara tornar reais os carros, como o VW Nivus, que serão lançados no futuro.

 

Em um projeto 100% digital, não foi necessário fazer um único protótipo físico para desenvolver o VW Nivus, considerando-se o mercado sul americano e europeu. Para efeito de comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos. Foram feitas nove variações virtuais (acabamentos, cores etc) no VW Nivus o que proporcionou ao novo veículo mais segurança, pois todas as peças foram testadas previamente. Com isso, só no Laboratório de Protótipo Virtual houve uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores e, em função da tecnologia, foi possível que mais de 70% das simulações ocorressem no Brasil virtualmente (Ex: Segurança Veicular, acústica, plataforma e outros).

 

Desenvolvido no Brasil, produzido na Europa

 

O VW Nivus foi desenvolvido no Brasil, será exportado para países da América Latina e produzido no ano que vem na Europa, especificamente em Pamplona, na Espanha.

 

Isso é possível graças aos sistemas interligados entre os dois países que facilitam a troca de informação sobre o produto. Cerca de 30 pessoas do time da Espanha estão envolvidos no projeto e parte delas têm visitado as instalações no Brasil para conhecer de perto o desenvolvimento do Nivus como experiência para fabricação na Europa. (CarBlog)