Nissan é a segunda montadora do polo automotivo a retomar atividades

A Voz da Cidade

 

O polo automotivo da região Sul Fluminense aos poucos vai retornando as atividades. A Nissan, que produz os modelos March, Versa e o premiado Nissan Kicks em Resende, retomará a produção para atender o mercado interno no próximo dia 22, ela é a segunda montadora a retornar com suas atividades. Primeiro, no nal de abril, foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus, também em Resende. Já a Groupe PSA América Latina, em Porto Real, deve divulgar na próxima semana a data de retorno das atividades.

 

A Nissan anunciou o retorno das operações em suas plantas na região da América Latina localizada em Resende, no Rio de Janeiro, e em Córdoba, na Argentina, assegurando a implementação dos protocolos de segurança para prevenir a propagação da Covid-19. A montadora estabeleceu condições necessárias, seguindo os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, para assegurar um ambiente de trabalho com os mais altos níveis de segurança e prevenção nesta etapa de retorno das operações.

 

A empresa desenvolveu medidas de segurança e informação que respeitam protocolos rigorosos para garantir este regresso. Todos os colaboradores terão uma ferramenta online que permitirá que eles façam um autodiagnóstico antes de sair de casa. Caso estejam se sentindo bem, os colaboradores seguirão as recomendações para chegar ao trabalho de forma segura. Para evitar aglomerações e assegurar a distância social, as atividades nos escritórios e nas fábricas serão organizadas em turnos.

 

Além disso, outras boas práticas continuarão sendo adotadas, como o trabalho remoto e o uso de múltiplas plataformas virtuais. A planta completa seis anos e é polo de exportação regional de alta qualidade atende mercados como Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

O Groupe PSA América Latina, em Porto Real, decidiu estender a interrupção das atividades produtivas em sua fábrica até uma nova data que deverá ser informada na próxima semana. Através de sua assessoria de imprensa, a marca destaca que um protocolo mundial de medidas de segurança e higienização para seus colaboradores foi elaborado para que o retorno das atividades seja o mais seguro possível.

 

Pioneira

 

A Volkswagen Caminhões e ônibus, também em Resende, foi a primeira das grandes fabricantes a retomar a produção no Brasil, ainda no nal de abril. A produção recomeçou com uma quantidade reduzida de funcionários.

 

Foram implementados novos cuidados para impedir o contágio e propagação do novo coronavírus entre os funcionários. Entre as medidas estão checagem de temperatura e restrição na ocupação de restaurantes e ônibus fretados, para respeitar o isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Todos os colaboradores receberam máscaras e treinamento para usar o álcool gel, que foi espalhado por diferentes recipientes pela empresa. Marcações no chão destacam a distância obrigatória de dois metros entre os funcionários, e os que não podem manter o afastamento por peculiaridades da atividade industrial receberam escudos e óculos de acrílico para proteger a face. As medidas ocorrem em paralelo com a redução de 25% do salário e jornada de trabalho aprovados com o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. (A Voz da Cidade)