Caio e Scania vendem 355 ônibus para Santiago, no Chile

Diário do Transporte

 

A Caio e a Scania venderam, juntas, 355 ônibus para a cidade de Santiago, no Chile. Os veículos vão operar no sistema urbano Red Metropolitana de Movilidad, por meio da empresa Express Uno.

 

De acordo com informações da fabricante de carrocerias Caio, os veículos foram adquiridos no modelo Mondego, de motor traseiro. Das 355 unidades, 135 são articuladas, encarroçadas sobre chassi Scania K320 UA 6×2/2, com tecnologia Euro 6, e 220 são padrão, sobre chassis Scania k280 UB 4×2.

 

Das 355 unidades adquiridas, 220 possuem comprimento de 12.500 mm. Por sua vez, os outros 135 ônibus articulados, contam com o comprimento de 18.600 mm, de acordo com a Caio.

 

“Todos os veículos estão em conformidade com as normas vigentes e com capacidade de lotação otimizada. Todos os ônibus são 100% acessíveis, equipados com rampas móveis e assentos destinados a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos”, informou a fabricante, em nota.

 

Tecnologia da carroceria

 

O diretor industrial da Caio, Maurício Lourenço da Cunha, informou, também por meio de nota, que todos os modelos direcionados para o Chile vêm com diversos recursos tecnológicos.

 

“Os ônibus possuem sistema multiplex, o qual proporciona ao condutor o controle total das funções do ônibus e auxilia na identificação de falhas operacionais e elétricas; contam com sensores de estacionamento na parte traseira e dianteira; quatro itinerários eletrônicos em LED com atualização via Wi-fi; preparação para GPS e Wi-fi; tomadas USB, para recarga de smartphones, e outros eletrônicos; gerenciamento de frota; monitoramento por câmeras e alto-falantes, para realizar a sonorização interna”, disse.

 

Também segundo a Caio, os ônibus possuem ar-condicionado, poltronas injetadas semiestofadas para passageiros e solicitação de parada sem fio. A cabine fechada com vidro, padrão no país, proporciona uma barreira de segurança ao motorista, isolando-o dos passageiros, por conta do novo coronavírus.

 

“A poltrona pneumática com encosto alto e regulagem de altura por meio de botão no painel, oferece ergonomia ideal e conforto ao condutor. Visando a maior segurança de todos, os veículos também são equipados com portas tipo fole, com acionamento pneumático, sistema antiesmagamento e bloqueadores originais do chassi, os quais evitam abertura inesperada durante o trajeto”, detalhou também a Caio, em nota.

 

Exportação

 

Os veículos partem de Botucatu, onde está localizada a unidade fabril da Caio, no interior de São Paulo, rumo a Santiago. De acordo com a encarroçadora, a viagem é de aproximadamente 15 dias de duração.

 

“Uma das curiosidades é que durante o trajeto, os ônibus passam pela Cordilheira dos Andes, cartão postal chileno e uma das mais famosas cadeias montanhosas do mundo, com aproximadamente 8 mil quilômetros de extensão”, detalhou a Caio, em nota. (Diário do Transporte/Jessica Marques)