Segmento de SUVs está entre os que mais crescem e tem 40 opções

O Estado de S. Paulo

 

O segmento de utilitários-esportivos (SUVs) é o que tem mais modelos à venda no Brasil – são pelo menos 40 – e outros dez eram esperados para este ano, mas, com a crise da covid19 metade deles ficou para 2021.

 

No ano passado foram vendidos 600,1 mil SUVs no mercado brasileiro, número que equivale a 22% de todos os automóveis e comerciais leves comercializados no País. A categoria só fica atrás da de modelos hatch que, nas 24 versões de entrada, pequenas e médias somaram vendas de 1,027 milhão de unidades, ou 38% de todo o mercado.

 

Estudos da consultoria Bright indicam que a participação dos SUVs deve chegar a 30% em 2023, enquanto a dos hatch deve cair para 34%. “Vai crescer em função do novo consumidor de alta renda que valoriza estilo, segurança, multiúso, conectividade e performance”, diz Paulo Cardamone, presidente da Bright.

 

A escalada dos utilitários ocorre em todo o mundo e vem conquistando os brasileiros. Neste ano de queda drástica em razão da pandemia do coronavírus as vendas de SUV somaram, até maio, 148,3 mil unidades, queda de 32,7% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

O segmento de hatchs teve 243,9 mil modelos vendidos, 40% menos que em 2019.

 

Dos dez SUVs previstos para este ano, já foram lançados os Chevrolet Tracker e o Volkswagen Nivus, ambos produzidos no Brasil. Devem chegar até dezembro o Caoa/Chery Tiggo 8, que será produzido em Anápolis (GO) e os importados Ford Territory (China), e Volkswagen Tarek (Argentina).

 

Outras cinco novidades previstas devem ficar para 2021: Escape e Adventure, da Ford, Citroën C5 Aircross, o SUV da Fiat derivado do Argo e outro modelo da Jeep.

 

Mesmo com expectativas em relação ao Nivus, Pablo Di Si, presidente da Volkswagen, acredita que, em razão da crise e do desemprego, num primeiro momento muitos consumidores vão migrar para os modelos de entrada (mais baratos) e picapes de pequeno porte para serviços de entrega. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)