Vendas de ônibus novos têm queda de 37% no acumulado do ano

Diário do Transporte

 

As vendas de ônibus novos no Brasil apresentaram uma queda de 37% no acumulado do ano. O balanço foi divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) na tarde desta terça-feira, 02 de junho de 2020.

 

De acordo com a federação, de janeiro a maio de 2019, foram emplacados 10.431 ônibus. Por sua vez, no mesmo período deste ano, foram vendidas apenas 6.576 unidades.

 

Por sua vez, em maio deste ano, os emplacamentos somaram 822 unidades, uma queda de 60,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

Contudo, o número de emplacamentos de ônibus de maio representa um aumento de 78,7% com relação a abril, quando foram emplacadas apenas 460 unidades.

 

Desta forma, é possível observar que a crise provocada pela pandemia de Covid-19 afetou as vendas de ônibus novos nos primeiros cinco meses de 2020.

 

Neste período, abril foi o mês com menor número de emplacamentos, registrando apenas 460 veículos. Em março, foram 1.295 unidades emplacadas. Em fevereiro, foram vendidos 1.841 ônibus e, no primeiro mês do ano, foram 2.156.

 

O mês de maio, por sua vez, foi o primeiro do ano que apresentou alta no número de emplacamentos em comparação ao mês anterior.

 

Marcas

 

Mesmo em meio à crise do novo coronavírus, a Mercedes-Benz segue líder no ranking de marcas, tanto no acumulado do ano quanto considerando apenas o mês de maio. (Diário do Transporte/Jessica Marques)