Financiamento de veículos cresce 24% em maio sobre abril

AutoIndústria

 

Apesar de ter reagido em maio com relação a abril, as vendas financiadas de veículos registram no mês passado o pior desempenho para o período na série histórica iniciada pela B3 em 2014. Dados divulgados pela empresa nesta quarta-feira, 3, indicam que, considerando novos e usados, foram financiados 268 mil veículos em maio. Houve crescimento de 24% em relação a abril, mas queda de 48,4% no comparativo com o mesmo mês de 2019.

 

O levantamento da B3 contempla veículos leves, pesados e também motocicletas. A retomada no comparativo de maio com o mês anterior corrobora informações da Fenabrave sobre melhorias na concessão de crédito no mercado automotivo passado o primeiro mês cheio de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, de cada 10 cadastros, 5,6 foram aprovados em maio. Esse índice em abril foi de apenas 3 e antes da Covid-19 estava em 7.

 

Segundo a B3, o maior impacto negativo no comparativo interanual – maio deste ano com o mesmo mês de 2019 – foi observado nas vendas a crédito de veículos 0 Km, que tiveram queda de 64,8% entre os automóveis e comerciais leves e de 66,2% entre motos. Já o menor impacto foi observado nas vendas financiadas de motos usadas, com redução de 14,3%, na mesma base de comparação.

 

A B3 opera o SNG, Sistema Nacional de Gravames, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O balanço mensal pode ser acessado no liink http://www.bmf.com.br/portal/pages/newsletter/bmfbovespa/Finan2020_maio.pdf. (AutoIndústria)