Diário do Transporte
A Daimler anunciou que Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, foi nomeado a CEO da Mercedes-AMG, subsidiária de alto desempenho do Grupo Daimler.
Além disso, foi anunciado também que Jochen Hermann, atual chefe de desenvolvimento de e-driver na Daimler AG, assumirá como diretor técnico da AMG. Schiemer e Hermann assumirão suas novas posições em 1º de agosto de 2020.
“Com Philipp Schiemer e Jochen Hermann, teremos dois executivos muito experientes liderando a AMG. Eles poderão levar o desenvolvimento da empresa adiante, garantindo que a eletrificação tenha um papel fundamental no portfólio futuro de produtos da nossa marca”, afirmou, em nota, Ola Källenius, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG.
Desde 2013 à frente da AMG, Tobias Moers deve deixar a empresa para se tornar o novo CEO da Aston Martin Lagonda Ltd., no Reino Unido. Moers assumirá a sua nova posição em 1º de agosto de 2020, também conforme informado pela Daimler.
“Tobias Moers liderou a marca AMG para o caminho do sucesso e gostaríamos de agradecê-lo por todas as suas realizações no Grupo Daimler. Sua partida é uma mistura de emoções. Por um lado, estamos perdendo um grande executivo, mas, ao mesmo tempo, sabemos que sua experiência será de grande valor para a Aston Martin, uma empresa com a qual temos uma parceria de longa data e bem-sucedida”, disse também Källenius.
Em 2019, a Mercedes-AMG comercializou mais de 132 mil automóveis. No ano de 2015, seu volume anual de vendas era de aproximadamente 70 mil unidades.
Outra mudança já anunciada é que Karl Deppen, que era chefe de Controlling na Mercedes-Benz AG, ficará à frente da Mercedes-Benz no Brasil, no lugar de Philipp Schiemer.
A troca de cargos estava prevista para ocorrer em maio deste ano, mas foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus.
Philipp Schiemer
Philipp Schiemer atua no Grupo Daimler desde 1987. O executivo passou por vários cargos de gerência na Alemanha e no Brasil, incluindo chefe de gerenciamento de produtos para a classe A e chefe de marketing da Mercedes Benz Cars. Desde 2013, ele atua como CEO da Mercedes-Benz do Brasil Ltda.
Jochen Hermann, por sua vez, está no Grupo desde 1997, onde trabalhou nas áreas de sistemas de assistência ao motorista e sistemas de direção. O executivo também foi chefe de desenvolvimento geral de veículos na AMG e de desenvolvimento de acionamento eletrônico na Daimler AG, onde atuou em sistemas de acionamento elétrico e pesquisa de baterias. (Diário do Transporte/Jessica Marques)