BYD conclui homologação do ônibus elétrico D9F

Frota & Cia

 

A fabricante de veículos 100% elétricos BYD concluiu a homologação da carroceria do ônibus de fretamento BYD D9F. Assim, agora, o modelo estará disponível para ser comercializado no mercado. O veículo foi desenvolvido para operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias.

 

A autonomia do BYD D9F é de 400 quilômetros, com 402 CV de potência e dois motores elétricos (BYD – 2912TZ -XY-A) integrados às rodas do eixo traseiro e carroceria Marcopolo Viaggio 1050. O chassi do modelo já estava homologado e faltava apenas a homologação do CAT [Certificados de Autorização de Tráfego] para a comercialização do veículo.

 

De acordo com diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider, o modelo é altamente indicado para translados. “Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. Sendo assim, trata-se de uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento e translado entre aeroportos e também cidades.”

 

Além disso, os ônibus 100% elétricos podem ser uma alternativa econômica nessa crise. Os veículos possuem custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional. Ainda mais, o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico reduz drasticamente a necessidade de manutenção. Portanto, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão.

 

Os passageiros serão beneficiados pelo silêncio proporcionado pelo veículo elétrico e pelo conforto garantido pela suspensão integral a ar. No fator segurança, destaca-se a utilização do sistema de freios a disco, ABS e controle de tração de última geração. O ônibus BYD D9F tem 12,9 metros de comprimento, capacidade para 44 passageiros, equipado com sistema de ar-condicionado, dispositivo de poltrona móvel para total acessibilidade, sistemas de som e entretenimento e tomadas USB em todas as poltronas. (Frota & Cia/André Garcia)